Ijuí/RS - Sábado, 16 de Outubro de 2021
Manchetes
Dia da Cidadania será neste sábado no Parque da Pedreira
Staff presidencial já está em Ijuí para a homenagem a Mourão no dia 19
Muro construído ao lado do Ginásio Municipal será derrubado
Prefeito fala em investimentos para ações estruturais e diz que “parque de máquinas recebido por sua administração é uma vergonha”.
Lixão clandestino na região do Tomé de Souza indigna cidadão de Ijuí
Levantamento revela que mais de 500 crianças com até 6 anos ficaram órfãs no Estado devido a Covid-19
Guias do Trem das Missões passam por treinamento
Pró Audi realiza a Expo Audi oferecendo promoções para seus clientes
SMS dá sequência a aplicação da segunda dose da Astrazeneca e da Pfizer
Comissão de triagem divulga músicas selecionadas para o 10° Canto de Luz e 6° Lamparina
Ijuí-RS
O tempo agora
24 de setembro de 2021

Vereador Paulo Braga lamenta recorrência do descarte irregular de lixo

O vereador Paulo Braga(PDT) lamentou em entrevista á Rádio Repórter a existência de grandes acúmulos de lixo em vias interioranas que circundam a cidade e em terrenos abandonados no perímetro urbano. O descarte irregular de lixo, segundo ele, é uma prática recorrente na comunidade em função da falta de orientação e conscientização da população pela Secretaria do Meio Ambiente. “Falta política pública”, afirma.

O vereador salienta que os mais diversos objetos são descartados a esmo trazendo danos ao ambiente e facilitando as queimadas irregulares como a registrada na última semana. Para Braga, é necessário que a municipalidade, por meio do órgão responsável, faça um trabalho de conscientização, elaborando informativos que disponham de orientação de como fazer o descarte correto dos resíduos e também a separação adequada do resíduo orgânico e do reciclável. Só para exemplificar, disse o vereador “no bairro Pindorama, em volta do Parque da Pedreira há muito lixo descartado irregularmente, inclusive vidros”.

O descarte irregular envolve também eco pontos. Falta a Secretaria do Meio Ambiente fazer mais divulgação dos locais para que as pessoas não façam o descarte irregular, na opinião do vereador que acentua que o descarte irregular prejudica quem recicla e também quem trabalha no recolhimento dos resíduos.

“É preciso incentivar e conscientizar mantendo os locais adequados para o descarte bem sinalizados, fazer uma campanha mais expressiva por parte da secretaria. Os eco pontos não funcionaram na gestão anterior e não funcionam agora”, afirmou.

O legislador disse ainda que todos os dias as demandas estão chegando e é lamentável ter que falar sobre um tema tão recorrente. “Para ensinar, conscientizar a comunidade, primeiro o município precisa prestar um serviço de boa qualidade”, finaliza.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019