Ijuí/RS - Quarta-feira, 15 de Julho de 2020
29 de maio de 2020

Unijuí ganha ação do Cremers e mantem curso de Medicina

Foi publicada a sentença da ação ajuizada pelo CREMERS que pleiteava o cancelamento do curso de Medicina da Unijuí. A sentença foi julgada improcedente para o pedido do Conselho, com os fundamentos de que cabe ao Ministério da Educação a autorização e autonomia para autorizar cursos de Medicina.

Esta ação foi movida pelo Cremers ainda em Janeiro de 2019. Desde quando foi notificada, a Unijuſ trabalhou juridicamente para tomar as providências cabíveis.

Quanto ao pedido de anulação da autorização do curso sob o argumento do CREMERS de que tem médicos suficientes na região, a Justiça considerou irrelevante, pois tratam-se de fatores de observância meramente facultativa, para tornar nulo o ato administrativo de seleção do município ou de autorização dada à mantenedora da instituição de ensino para funcionamento do curso.

A Unijuí destacou que as instâncias competentes neste processo solicitaram parecer opinativo do Conselho Nacional de Saúde, que se manifestou favorável a continuidade do processo formativo do curso de Medicina da Unijuí.

A Universidade voltou a expressar seu agradecimento a todas as instituições e a população que sempre acreditaram no projeto para qualificar ainda mais o atendimento à população local e regional na área da saúde.

Conforme a reitora Cátia Nehring: “esta é uma conquista que marca, mais uma vez, que a união e projetos comuns são fundamentais para modificar uma cidade e uma região. O projeto do curso de Medicina, em Ijuí e na Unijuí, é a materialização da união entre poder municipal e regional, diferentes segmentos de atuação e a universidade.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019