Ijuí/RS - Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021
Manchetes
Lasier Martins disse na Repórter que voto auditável impresso não é retrocesso e sim uma forma do eleitor saber em quem realmente votou
Começam os preparativos da Semana da Pátria em Ijuí
Ijuí segue vacinação para pessoas de 27 e 26 anos
Ceriluz é campeão no prêmio Aneel, categoria acima de 10 mil unidades consumidoras
Estado lança programa para distribuir incentivos hospitalares de forma mais justa e transparente
Pouca umidade do solo evitou maiores danos na cultura em função das fortes geadas
Lideranças projetam ações para o desenvolvimento de Ijuí
Com alteração no recolhimento de lixo, prefeitura de Ijuí pretende adquirir contêineres para resíduos volumosos
Manifestantes pelo voto auditável impresso se reuniram neste domingo, 01, na Praça da República em Ijuí
Bozano dá inicio a programação alusiva ao Agosto Lilás, mês de prevenção a violência contra a Mulher
Ijuí-RS
O tempo agora
23 de junho de 2021

Três empresas atuam na Modulada de Ijuí com trabalho sendo prestado pelos apenados

Atualmente 03 empresas atuam na Penitenciária Modulada de Ijuí com o trabalho sendo prestado pelo apenados. Segundo a Diretora da Penitenciária local, Darlen Bugs, o trabalho é feito em duas frentes, sendo um com a segurança e a outra com o tratamento penal, que é responsável para subsidiar estas ferramentas quando estas pessoas voltarem para a sociedade.

Desta forma, são trabalhadas diversas linhas, com projetos desenvolvidos. No tratamento penal atuam com a educação, assistência religiosa, psíquica, social e jurídica, além da assistência a saúde e o trabalho prisional.

No trabalho prisional, estão sendo implementadas ações para que novas empresas atuem na penitenciária. Darlen frisou que no momento uma destas empresas produz embalagens para frigorífico, além de uma linha de costura que confecciona EPIs. Outra atividade será a costura de bolas esportivas, bem como uma padaria que funciona no presídio local.

A diretora da Modulada explicou ainda que atualmente 52 apenados estão trabalhando em todas estas empresas. Anunciou ainda que houve contato com uma empresa de SC que tem interesse em se instalar junto a penitenciária. Inicialmente haverá um projeto piloto com 50 presos atuando, com perspectiva de aumentar para 100 pessoas.

Esta empresa manifestou ainda a intenção de ampliar este trabalho para cerca de 160 funcionários. Para isto deverá ser construído um pavilhão de trabalho dentro da Modulada para realizar este atendimento. Disse ainda que a modulada não pode ser geradora de problemas, mas também uma fonte de solução com oportunidades para estes apenados.

Atualmente a Penitenciária Modulada possui 685 apenados. A capacidade é de 466 presos. No período da pandemia, muitas ações também mudaram a rotina no local, disse a diretora da casa prisional, citando um surto que ocorreu no mês de maio com 30 casos positivados.

Citou que a atual gestão passou por grandes desafios obedecendo todos os protocolos de saúde. Do total de privados de liberdade, cerca de 500 apenados já foram imunizados. Neste momento existem 03 casos ativos 88 casos recuperados de coronavírus na PMI, desde o início da pandemia. Foram mais de 90 casos confirmados em todo período.

 

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019