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14 de outubro de 2021

Smed define período de matriculas e rematrículas e confirma avaliação diagnóstica para novembro

Diretores de Escolas da rede pública municipal estiveram reunidos ontem com o Secretário de Educação Cláudio Souza. Conforme o secretário, a reunião serviu para definições importantes a respeito do ano letivo vindouro.

Uma delas é o lançamento do processo de rematrículas para o ano letivo de 2022. O início será dia 25 de outubro e a novidade é que os alunos já inseridos na rede municipal serão rematriculados automaticamente, não havendo a necessidade de os pais ou responsáveis se deslocarem até as escolas. “O secretário da escola fará automaticamente a rematrícula”, disse o secretário de educação Cláudio Souza, ao lembrar que a decisão foi tomada para facilitar a agilização do processo e evitar aglomerações tendo em vista a pandemia.

Entre os dias 8 e 26 de novembro serão feitas as inscrições para alunos novos da creche com idades entre 0 e 3 anos, pré-escola 4 e 5 anos e alunos novos do ensino fundamental. As inscrições, disse o secretário, poderão ser feitas através do site da Secretaria. Os resultados serão divulgados no dia 6 de dezembro, mesmo dia em que começará a efetivação das matriculas dos alunos designados no período de inscrição.

Cláudio Souza lembrou ao jornalismo da Repórter outra data importante. A de transferência de alunos entre escolas da rede ou daqueles estudantes que chegam de outros educandários. Este período será observado dos dias 20 de dezembro de 2021 até 5 de fevereiro de 2022 para alunos da educação infantil de 0 a 3 anos, 4 e 5 anos e também do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Avaliação diagnóstica

O alunado da rede municipal irá passar por uma avaliação diagnostica, conforme definição da Secretaria Municipal da Educação em reunião com os diretores da rede municipal ontem(13). O Secretário Cláudio Souza disse que os alunos do 2º ao 9º ano responderão na avaliação questões em duas áreas importantes da linguagem.

A avaliação diagnostica será feita em parceria com a Unijuí; e nesta radiografia da aprendizagem dos alunos nos anos pandêmicos de 2020-2021 pretende-se identificar lacunas de aprendizagem que ficaram e definir estratégias a serem aplicadas para recuperar as competências e habilidades curriculares que se perderam nos últimos dois anos.

“Aproveitaremos a expertise da Unijui para elaborar a avaliação que terá questões de português e matemática – contemplando componentes curriculares e no mês de novembro aplicaremos o diagnostico”, lembrou o professor e secretário de educação Cláudio Souza.

Fonte: Rádio Repórter
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