Ijuí/RS - Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
28 de maio de 2020

Secretaria da Fazenda de Ijuí realizou audiência pública por videoconferência

Secretaria Municipal da Fazenda realizou na manhã de hoje audiências públicas na Câmara de Vereadores. Foram apresentados os relatórios da Gestão de Saúde e da Gestão Fiscal e Execução Orçamentária da Secretaria da Fazenda relativos ao primeiro Quadrimestre de 2020.

Devido à pandemia do novo coronavírus as audiências foram transmitidas por videoconferência. Josias Pinheiro, ex secretário da saúde, apresentou os números do
período, que está a exigir cuidados, com repasses de março tendo chegado somente na semana passada.

A pandemia alterou a rotina nos ambulatórios e na UPA, por conta da redução do movimento de pacientes, destacou o ex secretário. Relatou que houve mais recentemente uma reestruturação, com o atendimento em todas as demandas, inclusive a área odontológica, de forma criteriosa e atenção ao paciente e ao servidor.

Conforme Josias, houve redução de procura da população aos postos e ao serviço 24 h. Antes da pandemia, havia uma demanda superior a 200 pessoas por dia. Hoje esse número caiu a um terço, informou Pinheiro, frisando que “nao deixamos de atender os que nos procuram”, mas que hoje está na faixa de 50 a 70 atendimentos diários.

Questões financeiras mantem atento o setor da Saúde de ljuí. O ex secretário falou da necessidade de nova pactuação em termos de pandemia, sendo necessário com o passar do tempo saber quais serão as orientações do estado e união, principalmente no estado, em termos de recursos.

O Prefeito de Ijuí, presente na audiência pública desta manhã, observou que o município está atento, e cumprindo as determinações superiores.

Falando em relação à educação, Valdir Heck frisou que o governador baixou instruções sobre a retomada das atividades escolares, de forma gradativa, acrescentando que o município irá na mesma direção.

Está tudo sob controle, mas também quando você precisa colocar em prática situações novas, demanda mais tempo, comentou o prefeito. O secretário Eleandro Lizot e o coordenador regional de educação Cláudio Souza tem interagido, destacou Valdir Heck, comentando também que, por outro lado, existe uma inclinação por parte do estado, de antecipar a volta das escolas particulares.

O prefeito falou em evolução e involução da epidemia, dependendo da cidade ou região. ljuí não tem nenhum óbito, e com casos tratados, frutos de medidas preventivas adotadas, valorizou Heck. Lembrou da pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, com apoio da Unijuí, que na etapa mais recente não teve registro positivo de caso de Covid na cidade.

Um dado citado pelo prefeito que merece atenção mostrou que ijui é onde mais as pessoas circulam. Por isso, o município não abre mão da vigilância permanente. O Prefeito ao pedir a palavra durante a audiência pública, fez uma revelação em relação ao oferecimento de equipamento na área da saúde ao município, de forma irregular, comparando com o que ocorreu no Rio de Janeiro.

Valdir Heck disse que logo percebeu que algo mais sério estaria por trás da proposta por empresa que fornece equipamentos. “Conosco não aconteceu e nem vai acontecer”.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019