Ijuí/RS - Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021
Manchetes
Staff presidencial já está em Ijuí para a homenagem a Mourão no dia 19
Muro construído ao lado do Ginásio Municipal será derrubado
Prefeito fala em investimentos para ações estruturais e diz que “parque de máquinas recebido por sua administração é uma vergonha”.
Lixão clandestino na região do Tomé de Souza indigna cidadão de Ijuí
Levantamento revela que mais de 500 crianças com até 6 anos ficaram órfãs no Estado devido a Covid-19
Guias do Trem das Missões passam por treinamento
Pró Audi realiza a Expo Audi oferecendo promoções para seus clientes
SMS dá sequência a aplicação da segunda dose da Astrazeneca e da Pfizer
Comissão de triagem divulga músicas selecionadas para o 10° Canto de Luz e 6° Lamparina
Mesa de Bar da Iguatemi FM volta ainda mais Espetacular
Ijuí-RS
O tempo agora
21 de março de 2020

Responsável pela Secretaria de Saúde de Pejuçara diz que população entendeu a gravidade do momento.

 

Desde o inicio da pandemia do Coronavirus, a administração municipal de Pejuçara fez inúmeros pedidos para que a comunidade evite sair de casa. Segundo o responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, Sr. Erasmo Daronco, o pedido está dando resultados positivos no município.

Erasmo disse que “o momento é de muita preocupação e apreensão de todos, no entanto, estamos presenciando um sentimento de aceitação e responsabilidade da população que está entendendo a gravidade do momento que o País, o Estado e centenas de municípios estão vivendo”.

Em Pejuçara, a partir das orientações das equipes de saúde, o Centro Municipal de Saúde está vazio, não havendo a procura por serviços nos últimos dias. Segundo Erasmo Daronco, as pessoas que tem dúvidas ou precisam de alguma informação, estão ligando para os setores evitando este contato presencial. O responsável pela saúde destaca que há uma equipe volante de prontidão e que em casos de necessidade poderá ser acionada para a averiguação no domicílio do paciente. “Em casos de suspeita por sintomas gripais esta equipe poderá ser chamada para averiguação, mas felizmente até agora não há registro de atendimentos”, comemorou.

Em relação aos procedimentos, a orientação é que também só haja atendimento nos caso de urgência e emergência, assim como, o transporte de pacientes para procedimentos fora do município. “Só estamos procedendo com os atendimentos que já estavam agendados, especialmente nas áreas de oncologia e hemodiálise”, lembrou.

Na farmácia do Centro Municipal de Saúde a medida adotada para evitar a aglomeração de pessoas foi fazer a dispensa dos medicamentos com a receita que a pessoa já tem em casa, assim não há a necessidade de ir ao setor de saúde para sua renovação. Daronco disse que as receitas de medicamentos contínuos passaram a ter validade de 12 meses, já as receitas de medicamentos controlados terão validade de 180 dias.

“Estamos preocupados com a situação e tomando todas as medidas necessárias para proteger a nossa população. O posicionamento das pessoas que atendem a estes pedidos evitando ir aos locais, evitando ficar em filas ou aglomerações mostra que a administração municipal está agindo com correção e sendo compreendida pela sua comunidade. Ficar em casa, em isolamento social, é uma medida dura, mas que agora é o melhor que podemos fazer para o bem da nossa saúde”, concluiu Daronco.

 

Fonte: Rádio Repórter/ Assessoria de Comunicação Município de Pejuçara
voltar
© Copyright 2019