Ijuí/RS - Domingo, 07 de Agosto de 2022
Manchetes
3° suspeito de homicídio por tráfico de entorpecentes e mulher que estava foragida são presos pela Brigada Militar
29º BPM prende 2º suspeito de homicídio, por tráfico de entorpecentes em Ijuí
29º BPM prende homem por tráfico de entorpecentes em Ijuí
Prerrogativas da advocacia e lei do abuso de autoridade foi tema de evento na OAB de Ijuí
Festival do queijo e do vinho do Rotary tem todos os ingressos vendidos
Câmara inicia a implantação do Processo Legislativo Eletrônico
Igor Pavan é mais um contratado para defender o gol do São Luiz
HCI tem recursos garantidos pelo Ministério da Saúde para aquisição de novo Acelerador Linear
Médico oncologista de Ijuí participará de congresso europeu sobre diagnostico e tratamento do Câncer
Mulher é atingida com 12 golpes de faca em tentativa de feminicidio registrada em Ijuí
Ijuí-RS
O tempo agora
1 de agosto de 2022

Recenseadores do IBGE estão nas ruas compilando dados para o Censo 2022

O IBGE deu inicio nesta segunda-feira a coleta de dados do Censo Demográfico 2022 nos 5.570 municípios do País. Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 questões, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos para ser concluído.

Elis Regina Alegranzi que é assistente operacional do Censo para a região das Missões e coordenadora das relações municipais do IBGE em 122 municípios na grande região disse no Fatorama que a operação que está iniciando nesta segunda é muito importante para os brasileiros. “O IBGE trabalha em várias pesquisas, mas o Censo é a coluna vertebral deste trabalho do instituto”, destacou.

Lembrou que este Censo foi muito sacrificado por medidas governamentais e enfatizou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está pronto para realizá-lo desde 2019, já que inicialmente a contagem estava prevista para 2020. Lamentou os problemas trazidos pela pandemia, e os problemas de orçamento  que impediram a realização da pesquisa de campo que agora está iniciando. “Esta é a única pesquisa que temos no âmbito nacional que traça o perfil, demográfico, econômico e social da população brasileira. São informações importantes para que o próprio poder público possa traçar metas, fazer planejamentos para minimizar as dificuldades que a população vive no dia a dia”, destacou.

Recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Elis Regina explicou que a aplicação do questionário parte da fração amostral e ressaltou que em Ijuí, para cada 10 domicílios, serão aplicados 9 questionários base e um questionário completo para ter além das informações censitárias, também as informações amostrais.

Questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.

A previsão é de que o Censo seja concluído em até 120 dias, podendo ser estendido por mais tempo. Em todo o Brasil, mais de 15 mil vagas para recenseador estão abertas até 3 de agosto, próxima quarta-feira.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019