Ijuí/RS - Terça-feira, 05 de Julho de 2022
Manchetes
Prefeitos da região vão a Brasília pela compensação de valores devido a redução de impostos promovida pelo governo Federal
CNM aponta impacto imediato nas receitas municipais de R$ 73 milhões devido a redução do ICMS
Programa em parceria com a prefeitura busca selecionar famílias para receber crianças em suas casas
Óbito de número 300 por Covid-19 foi registrado em Ijuí
Daniel Franco deixa o comando técnico do São Luiz
8° Edição da Expocelb é lançada em Coronel Barros
Novos ritos na Seplan aceleram processos em prol do desenvolvimento
PC apreende 4kg de Cocaína e 1kg de Crack durante abordagem a veículo
Inadimplência de consumidores do Demei ultrapassa R$ 12 milhões
Municipal de Futsal conhece seus campeões
Ijuí-RS
O tempo agora
23 de maio de 2022

Procura por serviços de saúde aumenta na rede pública municipal

O registro de baixas temperaturas dos últimos dias fez com que houvesse maior procura pelos serviços de saúde na rede pública municipal, constatou em entrevista no Fatorama o secretário da saúde Márcio Strassburguer. De acordo com ele, é um momento diferenciado para o setor da saúde e que exige um novo planejamento para que as autoridades deem uma resposta mais célere à demanda existente.

Strassburguer disse que não é apenas na Unidade de Pronto Atendimento(UPA) que tem o registro de maior movimento, mas também nos ambulatórios dos bairros, onde há uma agenda mais pesada, morosa e que obriga os usuários a irem para a UPA. O secretário destaca que uma das estratégias é o reforço das equipes nos horários de pico, além do planejamento que já está sendo feito para a abertura em horário alternativo(noturno) em algumas unidades.

“Estamos fazendo um movimento de reforço das equipes já há algumas semanas, tanto no Centro de Triagem, como em algumas unidades nos bairros e também na UPA colocando mais profissionais para o atendimento e poderemos, nos próximos dias, adotar o  horário noturno em algumas unidades de saúde. O estudo que está sendo feito é para sabermos o formato/modalidade do trabalho, a fim de dar a melhor resposta para a comunidade”, disse.

O secretário Márcio Strassburguer, disse que a analise está sendo feita para saber se haverá a contratação do serviço, ou se utiliza os profissionais da secretaria, a partir do levantamento de disponibilidade que está sendo feito. “É preciso ter uma organização e metodologia de trabalho para este serviço também. Não é só abrir e atender tudo, pois poderemos ter registros de superlotação dos serviços devido a demanda gigante que temos e a mudança de cultura para a busca dos serviços de saúde que a pandemia trouxe”, observou.

A solução é complexa, assim como o problema da superlotação dos serviços da UPA, pois a estrutura tem limite, avaliou. O titular da pasta da saúde disse que atualmente qualquer sintoma gripal faz as pessoas correrem até o serviço de saúde para dirimir dúvidas, “pois a memória da Covid ainda está muito presente”. Quanto aos novos casos do Coronavírus, disse que apenas 15% das situações gripais correspondem a presença do vírus.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019