Ijuí/RS - Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022
Manchetes
Preço do Diesel cai 4% nas distribuidoras a partir desta sexta-feira
Redução das alíquotas de ICMS vai gerar rombo de R$ 7,7 milhões no caixa municipal
Números mostram que mulheres tem denunciado mais crimes de violência na DEAM de Ijuí
Prefeito em exercício vistoria obras em Coronel Barros
Rádio Repórter é a emissora mais ouvida - aponta pesquisa da Pódium
PREVIJUI está realizando prova de vida para servidores aposentados
Baile da Prenda Jovem ocorre neste sábado no CTG Clube Farroupilha
Lançado o programa Protagonismo Juvenil em Ijuí
Lâmpadas de LED começam a ser instaladas em Ijuí
Preso homem suspeito de tentar matar a companheira a facadas em Ijuí
Ijuí-RS
O tempo agora
2 de março de 2022

Presidente busca remobilização de associações para aumentar participação nas eleições dos bairros

A União de Associação de Bairros de Ijuí está trabalhando junto às associações comunitárias para buscar incrementar o número de participantes nas eleições de bairros que vem ocorrendo. O presidente Juarez Folletto disse ao jornalismo da Repórter na manhã de hoje(2) que a própria pandemia tem reflexos na baixa participação, mas também há a desmobilização das associações de bairros.

Folletto destacou que na média as participações de eleitores nos sete pleitos realizados até agora foi de 130, e há bairros onde há 3 mil moradores residindo. No entanto, há bairros onde apenas 20 moradores foram votar, caso do Lulu Ilguenfritz e no centro onde 47 moradores foram votar na chapa que foi inscrita.

“A questão da baixa participação que vemos nos pleitos coordenados pela UABI não vem de hoje e por isso em nossa gestão estamos trabalhando para mudar este quadro”, disse ao admitir que há dificuldades para remobilizar moradores e os próprios integrantes das diretorias de bairro que são voluntárias para que haja mais participantes nos pleitos.

“O que ocorre é que muitos moradores acham que o presidente da associação é uma espécie de secretário e pedem para fazer de tudo e nós não temos a caneta. Outra questão é que alguns presidentes só entram nas eleições para fazer política, por isso entendo que além dos reflexos da pandemia, o momento político que vivemos também reflete na participação da população na eleição dos bairros”, disse.

Juarez Folletto destacou ainda que a UABI está orientando os presidentes que tem sua eleição vencida para que marquem a data de nova escolha de diretoria. Para os núcleos sem estatuto, a UABI orienta e coordena os pleitos à medida do agendamento das datas.

A título de informação, nas ultimas sete eleições de bairro realizadas, no bairro Boa Vista foi onde ocorreu a maior participação com 498 votantes. Nos demais bairros, na média apenas 60 votantes participaram dos pleitos.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019