Os Secretários de Governo e da Saúde juntamente com seus coordenadores, estiveram reunidos na tarde deste sábado para avaliar a situação da Pandemia no município e definir ações a serem adotadas, após a publicação de novo decreto do Governo do Estado, após a divulgação do mapa preliminar da 42ª rodada do Distanciamento Controlado que revelou uma piora nos indicadores, colocando um número recorde de municípios na bandeira preta.
Sobre o expressivo aumento de casos e o novo decreto estadual relacionado a Covid 19, os secretários Marcos Barriquelo e Márcio Strassburger, veem a necessidade de medidas mais drásticas para frear o avanço da contaminação. Neste sentido, destacam que torna-se obrigatório acatar o Decreto Estadual número 55.764, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2021 que proíbe a realização de atividades em geral, com exceção apenas dos serviços básicos e de emergências, em todo o território gaúcho do dia 20 de fevereiro até o dia 1º de março, das 22h às 5h, independentemente da classificação da bandeira.
A administração municipal aguardará a definição estadual sobre a possibilidade dos municípios optarem pela Cogestão para adoção regras mais brandas do que as relacionadas a bandeira a qual estão classificados, que acontecerá na próxima segunda (22/02), para definição de novo decreto municipal. O Executivo Municipal pede paciência e cuidados extras à toda a população.