Foto: Zé Carlos Andrade/Divulgação
Alguns dos mais bem-sucedidos projetos de gestão e boas práticas públicas de fomento econômico desenvolvidos no Estado foram reconhecidos durante a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os projetos vencedores das oito categorias foram revelados em evento realizado na noite desta terça-feira (19) na sede do Sistema Fecomércio RS, em Porto Alegre.
“Mais que o reconhecimento pessoal dos prefeitos, que valoriza e confirma a importância de liderarem políticas públicas voltadas ao ambiente empreendedor, o prêmio tem desdobramentos importantes, pois, ao mesmo tempo em que mobiliza as populações das cidades envolvidas diretamente, serve de estímulo para que boas políticas sejam implantadas em outros municípios”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae André Godoy.
Em sua 11ª edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu a inscrição de 105 projetos, dos quais 90 foram habilitados. A etapa final da iniciativa reuniu 43 municípios. Os projetos passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e órgãos de controle. Os oito projetos vencedores vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional da iniciativa, que ocorrerá em maio, em Brasília.
Na categoria Cidade Empreendedora que inclui projetos mais abrangentes, que podem abarcar ações de mais de uma categoria, além de ações para modernização da gestão municipal o vencedor foi o prefeito Daniel Hinnah de Panambi. Os seus efeitos repercutem na evolução da economia municipal, na geração de emprego renda e arrecadação, no aprimoramento da legislação municipal e no âmbito empresarial e associativo, criando condições favoráveis para a sobrevivência, o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios locais.
O projeto Cidade Empreendedora com DNA Empreendedor busca integrar diversos atores, possui programa de microcrédito e crédito, simplificou e digitalizou processos, implementou ensino de robótica nas escolas, tem Sala do Empreendedor com certificação Diamante, tem promovido o turismo rural e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico contempla todas as estratégias de desenvolvimento municipal.
O município de Ijuí foi finalista na premiação. Em sua rede social o Prefeito Andrei Cossetin escreveu ” Fomos finalistas do prêmio Prefeito Empreendedor, do SEBRAE. Em 1 ano de gestão já temos o trabalho reconhecido, graças as nossas equipes de servidores. Vamos trabalhando e recolocando Ijuí no cenário do desenvolvimento”.
Fonte: Rádio Repórter voltar