A retirada dos alertas relativos a Covid-19 pelo governo estadual não significa que as pessoas possam abandonar os cuidados básicos, distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. O alerta é do prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, acrescentando que a pandemia não acabou.
No vizinho município, existem 150 casos ativos, com as pessoas em recuperação e média de 20 a 30 casos novos por dia. A situação já esteve pior, se comparada há um mês atrás quando havia 400 casos, relatou. A maioria dos municípios na área de atuação da décima sétima Coordenadoria de Saúde tem a doença ativa, não tem como relaxar totalmente, lembrou o prefeito.
A preocupação agora se volta para a variante Delta, cujo poder de contaminação é maior, porém, não tem levado a situações mais graves. Descartou mais flexibilizações até 31 de julho, estando permitidos apenas pequenos eventos, como batizados e festas infantis com pouca gente.
Disse que os municípios aguardam novas remessas de vacinas para aplicação da primeira dose, salientando que a média de ocupação das UTIs no Estado é de 75%, com margem razoável para novas internações caso necessário, concluiu Daniel Hinnah.
Fonte: Rádio Repórter voltar