Ijuí/RS - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
Manchetes
Secretários de educação da AMUPLAM se encontraram em Condor
Deputado Jerônimo Goergen deixará a Política
Homem com teste positivo para Coronavírus incorre em crime após descumprir isolamento
Panambi segue vacinação nesta sexta-feira contra covid-19
Prefeitura de Ijuí alerta a população sobre obras de esgotamento sanitário
Parecer do Cremers já embasou cerca de 384 decisões judiciais sobre pedidos de liberdade de presos por covid-19
Escola Miguel Burnier tem projeto em andamento para construção de mobiliário especial.
Serviço terceirizado: Corsan fará atualização de cadastro de seus usuários em Ijuí
De Cruz Alta para o Paraná: Dom Adelar Baruffi é nomeado Arcebispo de Cascavel
PRF apreende veículo com mais de 15 mil maços de cigarros em Cruz Alta
Ijuí-RS
O tempo agora
2 de setembro de 2021

Pedido para novo Acelerador Linear para o HCI é protocolado no Ministério da Saúde

Encontro realizado na prefeitura nessa quinta-feira(2), com a presença do presidente do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Douglas Uggeri, e o deputado federal Giovani Cherini (PL/RS), resultou em uma importante notícia para a instituição de Saúde, que busca a aquisição de um novo Acelerador Linear para o Serviço de Radioterapia, do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Isso porque, Cherini informou que o pedido para a compra de um novo equipamento já foi protocolado junto ao Ministério da Saúde. O prefeito Andrei Cossetin e o vice, Marcos Barriquello, participaram do encontro.

O apoio do parlamentar veio ainda em maio deste ano, quando foi realizada uma primeira reunião, em formato virtual, por iniciativa do vereador Bira Erthal (PL) e do coordenador de Relações Institucionais do HCI, Allan Fonseca, e teve a participação do diretor-geral, Jeferson Machado Pereira. À época, o deputado se comprometeu em intermediar com o governo federal, a compra do novo aparelho, para substituir o mais antigo, que completa duas décadas no próximo ano. Em 2017, o HCI inaugurou um novo Acelerador Linear, com tecnologia de última geração, e agora busca esse novo equipamento para dar continuidade ao atendimento de ponta aos pacientes em tratamento oncológico.

“O Instituto Nacional do Câncer (Inca) já entrou em contato conosco, porque após 20 anos o aparelho fica obsoleto e é descartado. O Cacon realiza muitos atendimentos. Temos alguns modelos de aparelhos, porque é preciso que ele seja compatível com o tipo que temos atualmente, principalmente porque hoje podemos fazer IMRT e radioterapia local, antigamente era aberto e matava tanto células boas quanto ruins, deixando sequelas muito importantes. Quando conseguirmos um aparelho melhor, qualificaremos ainda mais o tratamento e, consequentemente, o número de complicações devido à radioterapia reduzirá. Precisamos de sua ajuda para o Cacon, que atende a uma população de 1,5 milhão de pessoas e, se o aparelho for retirado no ano que vem, ficaremos novamente com um somente, e isso para nossa região é pouco”, reforçou Uggeri.

Cherini revelou que solicitou audiência ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que também terá a presença da diretoria voluntária do HCI, para alinhar o projeto, em outubro, em dia a ser agendado. “Contem conosco, reafirmo com vocês nosso compromisso, e têm todo meu apoio”, concluiu o deputado.

O presidente do HCI lembrou também que o novo equipamento de Ressonância Magnética do HCI já está pronto na Alemanha, aguardando somente a adequação do local para abrigá-lo. “Temos o espaço pronto, mas como a ressonância libera muitas partículas, é preciso um bunker para proteção. Nosso objetivo, enquanto diretoria, é de investir todos esses valores na Saúde e no Hospital, para melhorarmos os atendimentos, e é isso que estamos buscando, e conseguindo, e com o seu apoio conseguiremos ainda mais.”

Fonte: Assessoria de Imprensa/Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019