Fechando 20 anos na função de secretário municipal da Fazenda em Ijuí, o professor Irani Paulo Basso, tem sido zeloso no cuidado com as finanças da prefeitura, preocupando-se em manter a máquina funcionando plenamente, sem solavancos.
Falando ao programa Fatorama daRepórter, explicou que a estratégia é fazer um contingenciamento de despesas no início de cada ano, através de um trabalho mais técnico e sustentável, segurando gastos e investimentos quando o momento não permite. O pagamento de IPTU em cota única no mês de março permitiu a entrada de bons recursos nos cofres municipais, o que serviu para garantir uma caminhada firme ao longo dos meses subsequentes.
O repasse de recursos federais aos municípios durante a pandemia como forma de compensação por perdas advindas da pandemia, foi fundamental para manter as contas equilibradas, reconheceu Irani Basso. Citou o recebimento de repasses de ICMS de setembro e outubro, proporcionando cerca de R$ 2 milhões, projetando fechar as contas de final de ano com tranquilidade, considerando os recursos que entrarão em novembro e dezembro.
Esse dinheiro será suficiente para despesas de manutenção e investimentos, inclusive os pagamentos de salários, décimo terceiro e férias, assegurando ao sucessor do atual prefeito, assumir o mandato com tranquilidade e contas em dia.
Fonte: Redação Rádio Repórter voltar