Ijuí/RS - Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021
Manchetes
Staff presidencial já está em Ijuí para a homenagem a Mourão no dia 19
Muro construído ao lado do Ginásio Municipal será derrubado
Prefeito fala em investimentos para ações estruturais e diz que “parque de máquinas recebido por sua administração é uma vergonha”.
Lixão clandestino na região do Tomé de Souza indigna cidadão de Ijuí
Levantamento revela que mais de 500 crianças com até 6 anos ficaram órfãs no Estado devido a Covid-19
Guias do Trem das Missões passam por treinamento
Pró Audi realiza a Expo Audi oferecendo promoções para seus clientes
SMS dá sequência a aplicação da segunda dose da Astrazeneca e da Pfizer
Comissão de triagem divulga músicas selecionadas para o 10° Canto de Luz e 6° Lamparina
Mesa de Bar da Iguatemi FM volta ainda mais Espetacular
Ijuí-RS
O tempo agora
6 de outubro de 2021

Novos protocolos sanitários em Ijuí permitem eventos sociais, mas dança somente de forma individual

Várias medidas estão sendo adotadas pelo município de Ijuí para se enquadrar nos novos protocolos determinados pelo governo do estado, através do decreto publicado na última semana. O médico veterinário Ortiz Schroer Júnior, Coordenador Municipal da Vigilância Sanitária, disse em entrevista ao Fatorama na Rádio Repórter, que algumas situações se tornam possíveis a partir de agora.

Citou que a primeira atividade está relacionada ao convívio social, lembrando que os condomínios ficam permitidos que suas áreas sejam reabertas, desde que haja organização a nível de famílias para que possam utilizar, obedecendo os protocolos com 50% da capacidade da população, de acordo com o PPCI, com distanciamento de mesas de 2 metros.

Sobre as áreas abertas, como clubes, também podem ser utilizadas. As piscinas, tanto fechadas quanto abertas, entram no proto0clo de atividade física. Com isto, também fica permitido seu funcionamento para que tenha todas estas questões sendo organizadas.

Ortiz disse ainda que em bares e eventos, casas de shows, se permite que funcionem mas com o cumprimento de todos os protocolos determinados pelo estado. Com isto, deixa de ser exigido o horário anterior que era o tempo limite 02 da manhã, com horário livre para funcionamento de todas estas atividades.

Observou que a partir daí serão verificados todos os pontos junto á comunidade, para que saibam de suas responsabilidades, para que os cuidados sejam observados e desta forma possam neste novo momento aos poucos voltar a normalidade.

Com relação aos bailes tradicionais, Ortiz Schroer Junior frisou que se todas as entidades obedecerem os protocolos, haverá a possibilidade de dança, mas somente em volta da mesa, pois é necessário o distanciamento de um metro. Lembrou que nos últimos dias houve o registro de aumento em casos e por isto é necessário seguir observando todos os cuidados.

Esclareceu que se o governo do estado está permitindo que em uma casa de shows, as pessoas podem ao menos ficarem em pé, para que possam ouvir melhor a música e ter um certo movimento, podendo ou não ser chamado isto de dança, desta forma será permitido. “Estar dançando colado, por exemplo, ainda não temos esta permissão do governo do estado e o município vai seguir”, frisou ele.

Deixou claro que há liberação para pista de dança e que o distanciamento mínimo é de um metro interpessoal. Destacou que as questões que estão envolvendo cultura, serão tratadas uma a uma, cada uma na sua estrutura, para que sejam observadas e cumpridas todas estas determinações.

Explicou ainda que em todos estes eventos sociais, há obrigatoriedade de utilização de máscaras enquanto as pessoas estiverem em pé. Somente é permitida a retirada da máscara quando estiverem sentadas ao redor das mesas. “Não está permitido o consumo de bebidas ou alimentos em pé nestes locais”, lembrou Ortiz.

 

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019