Ijuí/RS - Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
Manchetes
Estado atinge número de 60 mortes por dengue
Busnello apresenta ante projeto que prevê parcelamento de dívidas dos usuários do Demei
Leoveral de Oliveira é reconduzido à presidência da Associação dos Aposentados de Ijuí
Finais do Futsal Municipal terão transmissão da Rádio Repórter
Conclusão de obras da Corsan possibilita asfaltamento de trecho da rua Jorge Leopoldo Weber
Mais de duas toneladas de alimentos impróprios para consumo são apreendidas em operação em Ijuí
Associação Cultural Canto de Luz define nova diretoria
Sindilojas realiza workshop sobre a Lei de Proteção de Dados
Educação, prevenção e Inclusão. Proerd encerra ciclo de palestras na Apae de Ijuí
Homem acusado de furto mão grande e que estava foragido é preso pela BM
Ijuí-RS
O tempo agora
15 de junho de 2022

“Nós vamos estar instalando as lâmpadas quando tudo estiver a contento e certo, muito certo”, diz secretário sobre sistema Led

A esperada instalação das lâmpadas de Led na rede de iluminação pública municipal não começou como o previsto inicialmente neste dia 15 de junho. A substituição dos equipamentos seguirá uma ordem definida por sorteio, porém ainda há ajustes a serem feitos para que as novas lâmpadas de Led sejam colocadas na rede de iluminação pública, com os equipamentos necessários para o bom funcionamento.

“Nós vamos estar instalando as lâmpadas quando tudo estiver a contento e certo, muito certo. Quando você compra quase R$ 10 milhões em Led, eu não vou estar colocando Led na cidade, e isso eu falei para o prefeito, não adianta colocar Led para daqui a pouco estar atendendo a questão de um ou dois ou dez. Quando se fala em lâmpadas de Led, não é bom, é muito bom. Nós compramos um dos melhores produtos que tem no mercado hoje, equipamentos que nós já apresentamos e que a instalação irá seguir o sorteio”, disse o secretário de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, Fábio Franzen.

No entanto, lembrou que quando da contratação do serviço de instalação pela empresa responsável, o Departamento Municipal de Energia(Demei), solicitou que fosse feita uma instalação em formato específico e os equipamentos necessários foram adquiridos e estão em estoque. Conforme Franzen, o Demei também solicitou que ao iniciar a instalação, tivesse acesso a todo o mapeamento de ruas e bairros para que pudesse ser feita a comparação com o que o Departamento tem atualmente para que a informação sobre as substituições pudesse ser repassada corretamente a autarquia municipal.

Lembrou que a vantagem do sorteio por bairros para instalação, é que as equipes saberão quantas lâmpadas serão instaladas e com qual capacidade de iluminação, por quê o equipamento não denota apenas a lâmpada, mas também braços, relés e reatores. O material que for retirado e que estiver em boas condições técnicas, disse o secretário, será reutilizado em escolas e outros bens públicos, onde o prefeito achar melhor e o que sobrar vai para leilão. Por outro lado “Estamos locando um galpão por que vamos ter que deixar este material”, salientou.

“Quando estiver tudo pronto, não é por dois ou três dias que eu vou colocar o material por causa da pressão, isso eu falei para o prefeito”, afirmou.

Fábio Franzen disse ainda que a instalação das lâmpadas de Led não é uma ação que depende só dele e lembrou que onde há necessidade de trocar lâmpadas, as equipes estão trocando com dois caminhões na rua. Indagado sobre a data de início da instalação disse que “a minha intenção é o quanto antes, se puder começar amanhã ou depois, não tem problema, mas eu precisa estar com todo o material pronto”.

Lembrou que a afirmação de que estão fazendo gambiarras na iluminação pública, é de quem não sabe o que está falando e reiterou que todo o processo foi desenvolvido da forma mais transparente possível, com o conhecimento e aval, inclusive do Tribunal de Contas do Estado.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019