Um ano e cinco meses depois, a Administração Municipal do prefeito Andrei Cossetin está tirando do papel uma ação que estava presente em seu plano de governo. O Corujão da Saúde está sendo instituído em Ijuí a partir desta segunda-feira(6) como um programa que visa atender durante o período noturno as demandas ligadas à área da saúde.
Neste módulo, chamado “Doenças de Inverno”, as pessoas que tiverem com sintomas respiratórios devem procurar o Centro de Atendimento Respiratório(CAR), no Posto Central (antigo Susão) entre 18h e 22h. Porém durante o dia quem estiver com sintomas respiratórios deverá continuar procurando a Unidade Básica de Saúde(UBS) de sua referência ou o Centro de Triagem.
É uma solução que foi planejada, pensada nos mínimos detalhes para literalmente desafogar o grande fluxo que vem sendo registrado nos postos de saúde e também na Unidade de Pronto Atendimento(UPA). Em entrevista no Fatorama, o prefeito Andrei lembrou que na última semana chegou-se a registrar em um único dia mais de mil atendimentos na rede de saúde. As doenças respiratórias de inverno não apenas potencializam a Covid-19, mas também acometem crianças, jovens e adultos com sintomas gripais.
“É o primeiro trabalho que realizamos dentro de um grande programa, o Corujão da Saúde é o nome geral do programa, “doenças de inverno” é uma parte do projeto”, explicou Andrei Cossetin.
O Centro de Atendimento Respiratório(CAR) que atenderá 4h por noite e que está sendo aberto nesta segunda, na avaliação do administrador, dará fluxo para os postos de saúde e para a UPA funcionando no chamado turno alternativo e agilizando o atendimento para quem tiver algum problema de saúde. O secretário Márcio Strassburguer, por sua vez, disse que a ideia é utilizar os profissionais que já vem atuando na rede, com alguns remanejamentos para a noite visando suprir este atendimento à patologias respiratórias e não descartou, se necessário, a contratação de mais médicos e enfermeiras(os) para dar conta da demanda.
O secretário disse que “as pessoas que tiverem sintomas leves e que não conseguiram procurar no horário comercial os postos de referência, podem procurar a partir das 18h no prédio da Secretaria Municipal da Saúde, que o CAR estará estruturado para receber e avaliar a população usuária. Em caso de sintomas mais graves, dai o paciente deve procurar a UPA, ou será encaminhado via Centro de Atendimento Respiratório até a Unidade de Pronto Atendimento.
O prefeito Andrei Cossetin lembrou que a estrutura física e de profissionais hoje existente na UPA não pode ser ampliada, e reafirmou que no Centro de Triagem há vários consultórios que possibilitam fazer no local uma espécie de sanfona: “se nós tivermos um atendimento ou procura maior, nós conseguimos colocar mais médicos, potencializar as equipes de atendimento em saúde, o quê por conseguinte, irá gerar mais agilidade no atendimento à demanda que chegar. Se aumentar o frio e a procura, poderemos colocar mais profissionais nas equipes para que o tempo seja diminuído na espera destas pessoas”.
O gestor afirmou que “não tínhamos noção do tamanho do problema e a partir de quando ele surge, tivemos que fazer todo um planejamento, colocar as equipes e por isso estamos implantando a partir de hoje o Corujão da Saúde, abrindo o CAR das 18h às 22h dando um fluxo muito maior que a gente espera que desafogue a UPA que na sua essência existe para atendimento somente de casos de urgência e emergência”, disse, lembrando que o Corujão da Saúde é um programa amplo e que terá muitas outras ações de enfrentamento e prevenção a saúde em prol da população, para além do Centro de Atendimento Respiratório.
Ouça entrevista do prefeito Andrei Cossetin
Fonte: Rádio Repórter voltar