Ijuí/RS - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
Manchetes
Secretários de educação da AMUPLAM se encontraram em Condor
Deputado Jerônimo Goergen deixará a Política
Homem com teste positivo para Coronavírus incorre em crime após descumprir isolamento
Panambi segue vacinação nesta sexta-feira contra covid-19
Prefeitura de Ijuí alerta a população sobre obras de esgotamento sanitário
Parecer do Cremers já embasou cerca de 384 decisões judiciais sobre pedidos de liberdade de presos por covid-19
Escola Miguel Burnier tem projeto em andamento para construção de mobiliário especial.
Serviço terceirizado: Corsan fará atualização de cadastro de seus usuários em Ijuí
De Cruz Alta para o Paraná: Dom Adelar Baruffi é nomeado Arcebispo de Cascavel
PRF apreende veículo com mais de 15 mil maços de cigarros em Cruz Alta
Ijuí-RS
O tempo agora
12 de setembro de 2021

“Não podemos deixar essa chama acabar”, diz prefeito na abertura dos festejos farroupilhas

Foi com sol forte e céu de brigadeiro que os festejos da Semana Farroupilha de 2021 foram abertos na tarde deste domingo(12) no Parque de Exposições Wanderlei Burmann. O ato oficial contou com presença de autoridades locais, integrantes das entidades tradicionalistas de Ijuí e representantes 9ª região tradicionalista.

Tendo como local a pista de rodeios do Parque de Exposições, o evento contou com boa presença de público – todos observando os protocolos de prevenção à Covid-19. A centelha da chama crioula foi buscada por comitiva de cavalarianos ijuienses em Cruz Alta no CTG Querência da Serra.

Neste ano, o tema da Semana Farroupilha é denominado “Os Caminhos de Anita – de lança em punho em defesa do Rio Grande”. O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita Garibaldi e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

Em seu pronunciamento o prefeito Andrei Cossetin disse estar emocionado por presenciar tal comprometimento com a cultura, especialmente a cultura gaúcha. Salientou a importância de todos estarem atentos e vigilantes ao regramento estabelecido nos protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus e afirmou. “Não podemos deixar essa chama acabar nunca! Somos um povo guerreiro e temos a missão de mantermos nossa cultura. Homenagear Anita Garibaldi é homenagear à cada mulher gaúcha”, disse Cossetin.

Coube ao tradicionalista José Carlos da Luz repassar a centelha da chama crioula às 11 entidades tradicionalistas que foram convidadas para participar de uma cavalgada social. O ato deverá ocorrer no dia 19 de setembro, quando as entidades estarão arrecadando alimentos a serem repassados para a Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Ijuí.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019