Ijuí/RS - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
Manchetes
Secretários de educação da AMUPLAM se encontraram em Condor
Deputado Jerônimo Goergen deixará a Política
Homem com teste positivo para Coronavírus incorre em crime após descumprir isolamento
Panambi segue vacinação nesta sexta-feira contra covid-19
Prefeitura de Ijuí alerta a população sobre obras de esgotamento sanitário
Parecer do Cremers já embasou cerca de 384 decisões judiciais sobre pedidos de liberdade de presos por covid-19
Escola Miguel Burnier tem projeto em andamento para construção de mobiliário especial.
Serviço terceirizado: Corsan fará atualização de cadastro de seus usuários em Ijuí
De Cruz Alta para o Paraná: Dom Adelar Baruffi é nomeado Arcebispo de Cascavel
PRF apreende veículo com mais de 15 mil maços de cigarros em Cruz Alta
Ijuí-RS
O tempo agora
10 de setembro de 2021

Mesa permanente do Sindi Bancários retoma debates com Banrisul

O clima da reunião de retomada da mesa permanente entre o Grupo de Trabalho do Comando Nacional dos Banrisulenses e a representação do da diretoria do Banrisul, foi de cobrança de pendências. Da venda da Serraria à instalação das Comissões Paritárias de Saúde e Diversidade, os dirigentes percorreram uma série de temas que afligem os Banrisulenses em suas rotinas no trabalho presencial e no teletrabalho. Uma nova reunião ficou marcada para a terça-feira, dia 21 de setembro.

Em resumo, as cobranças convergem para uma única causa. A falta de pessoal começa a exigir da diretoria do banco uma operação tapa-buracos. Colegas de determinada agência, especialmente no Interior do Estado, precisam se deslocar para cobrir falta de funcionários em outra praça.

Emergem as cobranças, as pressões e o assédio moral. Denúncias apresentadas pelos integrantes do Comando referem todo o tipo de pressão até mesmo para o retorno de colegas com comorbidade ao trabalho presencial em plena pandemia de Covid-19. A saída para amenizar os problemas, na visão dos integrantes do Comando, é a imediata publicação de edital de chamada de concurso público.

A falta de gente envolve a emergências de vários problemas. Já se sabe que aos valores das verbas do quilômetro rodado, as diárias e o auxílio moradia estão defasados e foram congelados há um bom tempo. Elas não são verbas que estejam formalizadas em cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho específico do Banrisul e dependem de resoluções da direção do banco.

Outra questão que tem afligido os Banrisulenses em todo o Estado diz respeito a intenções de venda da Sede Serraria, onde funciona um parque de lazer e uma escola preparatória, na Zona Sul de Porto Alegre. O presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, fez um pedido claro. Ele quis saber se a sede está mesmo à venda e pediu para que houvesse uma resposta até esta sexta-feira véspera do 29º Encontro Nacional dos(as) Banrsiulenses, que ocorre neste sábado, 11/9.

“Procedem as informações sobre um processo avançado de venda da Serraria? Rápido, escondido? O que chega é que, no DTG que funciona na área e que pertence à Fundação Banrisul, já estaria sendo proibido acesso das pessoas. Temos informações de que há movimentos internos no banco para a venda. Mas não se vê nada de anúncio público. Estão vendendo a Serraria? Vai se tronar público quando?”, questionou Luciano, pedindo urgência na resposta.

A representação do banco disse que precisava levar o assunto à diretoria. Assim como os outros pontos da pauta de reivindicações do Comando Nacional dos Banrisulenses, a representação do banco se compromete em conversar com diretores do banco para responder à reivindicação de resposta sobre a questão da venda da Serraria até essa sexta.

Para o diretor da Fetrafi-RS, Fábio Alves, os valores das verbas de representação, como o quilômetro rodado, as diárias e o auxílio-moradia, estão congeladas há anos. Esse problema apareceu agora devido à falta de trabalhadores em muitas agências, sobretudo no Interior do Estado. A defasagem é tão grande que o dirigente chegou a dizer aos diretores que a gasolina do quilômetro rodado leva em consideração o preço de cerca de três reais do litro.

Fonte: Imprensa SindBancários/Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019