Ijuí/RS - Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021
Manchetes
Começam os preparativos da Semana da Pátria em Ijuí
Ijuí segue vacinação para pessoas de 27 e 26 anos
Ceriluz é campeão no prêmio Aneel, categoria acima de 10 mil unidades consumidoras
Estado lança programa para distribuir incentivos hospitalares de forma mais justa e transparente
Pouca umidade do solo evitou maiores danos na cultura em função das fortes geadas
Lideranças projetam ações para o desenvolvimento de Ijuí
Com alteração no recolhimento de lixo, prefeitura de Ijuí pretende adquirir contêineres para resíduos volumosos
Manifestantes pelo voto auditável impresso se reuniram neste domingo, 01, na Praça da República em Ijuí
Bozano dá inicio a programação alusiva ao Agosto Lilás, mês de prevenção a violência contra a Mulher
Nova empresa de recolhimento de resíduos faz trabalho em Ijuí
Ijuí-RS
O tempo agora
13 de julho de 2021

Médico oncologista Fábio Franke acredita que país irá enfrentar aumento em casos de câncer com diminuição dos números de covid-19

Com a diminuição de contaminados por covid-19, o país deverá enfrentar uma enxurrada de casos de câncer, muitos já existentes, porém, somente agora revelados, pois as pessoas deixaram de realizar exames preventivos. A constatação é do médico oncologista, Fábio Franke, afirmando que essa explosão impactará em todo o planejamento.

Segundo ele, é preciso considerar o antes e depois da vacina da Covid-19. Se antes havia temor pelo risco de contaminação, agora com a recuperação da confiança, as pessoas começam a buscar atendimento para outras patologias, entre as quais o câncer, explicou o médico.

Ele defende mais investimentos em pesquisa e tecnologia, salientando os trâmites em última instância de Projeto de Lei da ex-senadora, Ana Amélia Lemos nessa linha. No entanto, o autocuidado, a realização de atividades físicas e uma alimentação adequada, são importantes para prevenir a doença.

Recomendou também a realização de exames preventivos pelas mulheres e de próstata para os homens, assim como de colonoscopia para pessoas na faixa de 45, 50 anos com algum histórico familiar.

De volta à Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, doutor Fábio Franke aposta em terapias inovadoras não existentes no Brasil, que terão foco especial no novo Centro Clinico de Oncologia do Hospital Unimed/Noroeste RS em parceria com o colega Aníbal Nogueira. Mesmo com a ampliação do trabalho no centro do país, o médico disse que deverá continuar residindo em Ijuí.

 

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019