Ijuí/RS - Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022
Manchetes
Preço do Diesel cai 4% nas distribuidoras a partir desta sexta-feira
Redução das alíquotas de ICMS vai gerar rombo de R$ 7,7 milhões no caixa municipal
Números mostram que mulheres tem denunciado mais crimes de violência na DEAM de Ijuí
Prefeito em exercício vistoria obras em Coronel Barros
Rádio Repórter é a emissora mais ouvida - aponta pesquisa da Pódium
PREVIJUI está realizando prova de vida para servidores aposentados
Baile da Prenda Jovem ocorre neste sábado no CTG Clube Farroupilha
Lançado o programa Protagonismo Juvenil em Ijuí
Lâmpadas de LED começam a ser instaladas em Ijuí
Preso homem suspeito de tentar matar a companheira a facadas em Ijuí
Ijuí-RS
O tempo agora
5 de agosto de 2022

Médico oncologista de Ijuí participará de congresso europeu sobre diagnostico e tratamento do Câncer

O médico oncologista e diretor do Instituto de Oncologia de Ijuí Fábio Francke, disse hoje no Fatorama que após um período de represamento dos exames para detecção de doenças cancerígenas, agora as análises estão retomando a normalidade. Lembrou que o setor de saúde cresceu muito por toda a repercussão relacionada a pandemia, e por conta disso, talvez seja o setor com mais investimentos agora, existindo a preocupação em melhorar os serviços de saúde e o acesso aos serviços de saúde.

No caso do Câncer, houve um processo de represamento dos diagnósticos e isso fez com que muitos casos fossem diagnosticados já em estágio avançado devido as pessoas deixarem de fazer exames preventivos. “Agora está tudo voltando ao normal, então, que quem estiver com exames de rotina atrasados é importante que faça, por que os diagnósticos precoces nos dão mais chances de cura”, disse Francke.

O médico lembrou que Ijuí é um local onde a saúde é bastante destacada e é importante que não se fique defasado com o quê acontece no resto do mundo; e neste sentido a sua busca é por novas tecnologias na pesquisa clinica que possibilitam tratamentos mais modernos. Destacou como avanços principais, o desenvolvimento de medicamentos que estimulam o sistema imunológico a tratar o Câncer por meio da imunoterapia. Segundo ele, o mais recente procedimento é denominado Cart-Cell – transplante de células de defesa para combater o Câncer e outros tipos de doença.

Fábio Francke pontua que são tratamentos inovadores de alta tecnologia e que precisam de parcerias fortes para serem aplicados – por serem tratamentos caros. “O Instituto de Oncologia de Ijuí e o Oncosite buscam estar linkados fazendo parcerias com outras instituições de pesquisa. Falou ainda na entrevista sobre o Oncocel, oportunidade de fechar parceria com novos métodos de detecção de cânceres que possibilitam ver qual melhor tratamento para o paciente, além da analise genética que aponta qual predisposição a pessoa tem de desenvolver a doença. “O Oncocel vai trazer para Ijuí e para toda a região estrutura e tecnologia que possibilitará este diagnóstico e quem sabe até evitar que o Câncer se desenvolva naquele determinado paciente”, observou.

Fábio Francke participará nos próximos dias de congresso europeu em Paris onde apresentará, como autor, três trabalhos relacionados ao tratamento de Câncer de intestino, estomago e de mama. É o segundo congresso mais importante do ano para os oncologistas de todo o mundo – lembrou o médico ijuiense reiterando que encontros como este possibilitam contatos com investidores interessados em trazer para o Brasil e para Ijuí, recursos para a área da pesquisa e também oportunizam mostrar o trabalho que se faz em Ijuí no que diz respeito a prevenção e tratamento do Câncer.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019