Por: Priscila Silva
Um levantamento realizado pela equipe de jornalismo do grupo repórter aponta que não somente o município de Ijuí, mas também os demais municípios que integram a AMUPLAM realizaram reajuste nos valores de IPTU 2022.
O município de Panambi por exemplo teve um reajuste de 17,5% sendo que quem pagou a cota única no mês de fevereiro teve 20% de desconto e quem pagar a cota única no mês de março terá 15% de desconto sobre o valo total.
Já o município de Condor teve reajuste de 21,74% baseado na tabela IGPM. No caso do município de Condor o questionamento por parte da população foi porque não foi usada a tabela IPCA. O setor de tributos informou que conforme lei tinham que usar os índices da tabela IGPM e que não foi feito correção na planta de valores.
Os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana e Nova Ramada tiveram um reajuste de 10,74% e também oferecem desconto no pagamento a vista. O que chama a atenção é que no município de Augusto Pestana o desconto é de 30% para pagamento de cota única a vencer no mês de Maio.
Em Pejuçara a correção foi realizada com base na tabela IPCA e ficou em 10,06%. O município de Coronel Barros também usou a mesma tabela para reajustar o valor do IPTU 2022 e teve um ajuste de 10,25%.
Dos municípios da AMUPLAM, Jóia foi o que apresentou a maior correção, de 21,91% e oferece 10% de desconto para pagamento de cota única a vencer no mês de Maio.
O município de Bozano informou que ainda não realizou o cálculo de reajuste pois será incluso também a taxa de lixo. Bozano terá vencimento da primeira parcela no mês de Julho/2022.