Ijuí/RS - Sábado, 25 de Setembro de 2021
Manchetes
Brigada Militar de Jóia recebe viatura do 29ºBPM.
HCI realiza procedimento inédito para tratamento de nódulos na tireóide
Secretaria de Desenvolvimento Social registra mais de 500 pedidos por telhas
Prefeito de Joia mobiliza equipes para recuperar estradas danificadas pela chuva
Aposentados e Pensionistas tem expectativa de receber 14º salário em dezembro
Vereador Paulo Braga lamenta recorrência do descarte irregular de lixo
Semana do Trânsito em Ijuí teve palestra com a PRF para motoristas da prefeitura
Ijuí começa segunda-feira imunização a partir de 15 anos e antecipa amanhã segunda dose de vacinas
Em defesa dos cavalos, promotor diz que “Vida digna para nós cidadãos é não ver estes animais velhinhos, fraquinhos puxando peso que não podem suportar”
Secretários de educação da AMUPLAM se encontraram em Condor
Ijuí-RS
O tempo agora
22 de outubro de 2020

Mais de 628 mil serão destinados à região através da Consulta Popular 2020; Votação inicia dia 26/10

Inicia no próximo dia 26 de outubro a votação dos projetos definidos para a Consulta Popular 2020-2021. Os eleitores da região Noroeste Colonial, que engloba os municípios Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara, poderão votar nas demandas definidas pelo Corede Norc, até o dia 3 de novembro.

 

Serão dois projetos eleitos. O primeiro colocado com a execução de recursos em 2021 e o segundo colocado terá e execução em 2022, condicionada a receita do estado.

 

Um dos projetos é o de “Desenvolvimento da agricultura familiar: Programa de qualificação de agricultores familiares e aquisição de equipamentos”. E visa desenvolver projetos de apoio à agricultura familiar através de cursos de qualificação e aquisição de equipamentos: Cursos de qualificação em Ijuí; Aquisição de equipamentos para Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara.

 

O outro projeto é o de “Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas Individuais” e tem o objetivo de desenvolver programa de qualificação profissional através de cursos de capacitação nas diversas áreas de atuação dos microempreendedores.

 

Controle da qualidade da água e alimentos: Avaliação de Resíduo de Agrotóxicos em água e hortaliças consumidas na Região Noroeste do RS e ações educacionais. Prevê a realização de atividades de análises físico-químicas e microbiológicas em águas, efluentes e hortaliças para a comunidade em geral.

 

Os valores disponíveis são R$ 314.285,71 para execução em 2021, mais R$ 314.285,71 para execução 2022 condicionada a Receita do Estado.

 

Serão contemplados com os valores os municípios que alcançarem 2% de votos proporcionais ao número de eleitores na votação geral, conforme Regimento Interno.

 

O presidente do Corede Norc, Nelson Thesing entende que “a Consulta Popular é o ponto de partida, uma oportunidade, enquanto espaço de participação dos diversos segmentos da sociedade, nos Projetos/Demandas a serem desenvolvidos pelas políticas públicas. Um processo de planejamento, que tem presente o desenvolvimento territorial, a estrutura federativa, mas acima de tudo, a necessidade de democratizar as relações com o poder público, para mitigar as profundas desigualdades socioeconômicas”.

 

“Por fim, é um processo importante na construção da democracia participativa, onde os cidadãos têm a oportunidade de escolher, pelo voto, os investimentos de interesse local, que desejam verem executados e que podem ser acompanhados/fiscalizados pelos cidadãos”, avalia Nelson Thesing.

 

Fonte: Redação Rádio Repórter/Corede Norc
voltar
© Copyright 2019