A Licitação para aquisição via locação de Câmeras que serão instaladas em diversos pontos da cidade de Ijuí deverá ser realizada ainda em Janeiro disse ontem à noite ao jornalismo da Rádio Repórter o secretário de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, Fábio Franzen.
Nessa terça-feira pela manhã, uma reunião foi realizada com integrantes do comando da Brigada Militar para que duvidas sobre o funcionamento e resolutividade dos aparelhos fossem sanadas. “Tínhamos dúvidas sobre se as câmeras fazem a leitura facial e também das placas dos veículos”, lembrou Franzen ao enfatizar que os equipamentos devem ser adquiridos via locação para colocação em vários pontos estratégicos de Ijuí, dentro do projeto de mapeamento e cercamento eletrônico da cidade.
Haverá o monitoramento para a identificação de veículos e de pessoas, portanto, são equipamentos distintos que serão instalados em pelo menos 40 pontos e com número de câmeras que vai variar de duas a quatro por ponto. “A previsão é de que sejam adquiridas na licitação pelo menos 100 câmeras de vídeo monitoramento e faremos a contratação de locação por que a tecnologia dos equipamentos se renova todos os dias e não podemos ficar com dispositivos de monitoramento obsoletos na cidade”, frisou.
Fabio Franzen comentou ainda que o município aguarda definição dos investimentos do programa Avançar RS do Governo do Estado que terá verbas para o cercamento eletrônico em nível estadual. Disse que o município investirá na implantação de câmeras que depois, a medida que os recursos vierem, serão substituídas e instaladas em outros pontos. “Por isso faremos a locação dos equipamentos num primeiro momento, depois se for o caso, se faz o remanejamento atendendo a outros pontos do município de Ijuí”, comentou.
O Programa Avançar RS na Segurança Pública
Estão previstos R$ 24,3 milhões em investimentos para a segurança pública. Dentre os destaques, será reforçado o sistema de cercamento eletrônico com instalação de 50 novas câmeras com capacidade para reconhecimento de placas e implantação. Em 65 pontos já existentes, as câmeras vão ganhar tecnologia para reconhecimento facial e análise eletrônica de situações de risco. As câmeras novas e a melhoria nas já existentes serão implementadas nos 23 municípios priorizados pelo programa RS Seguro. Haverá verba para aplicação de um piloto do projeto de monitoramento eletrônico com uso de tornozeleira para agressores de mulheres, além de dispositivo de alerta para as vítimas, em iniciativa conduzida pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – EmFrente, Mulher.
Fonte: Rádio Repórter voltar