Ijuí/RS - Terça-feira, 11 de Maio de 2021
Manchetes
Município de Bozano inicia amanhã vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos e professores
Em Bozano, semana será de imunização de pessoas entre 40 e 59 anos com comorbidades
Município de Ijuí registra três óbitos por Covid-19 nas últimas horas
Hospital Unimed/Noroeste registrou mais dois óbitos de pacientes por Covid-19
Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Ijuí cria e-mail para receber demandas
Estado e municípios definem quem poderá se vacinar nos próximos dias
Prefeitura de Ijuí prorroga prazo de vencimento das parcelas do IPTU
Augusto Pestana lança campanha solidária de arrecadação de alimentos
Boletim epidemiológico de Ijuí mostra redução de casos de Covid-19
Lideranças de Ijuí participam nesta sexta de Conferência com Ministro Cultural da Embaixada da China
Ijuí-RS
O tempo agora
2 de junho de 2020

Leite apresenta estratégias de combate à Covid-19 em webinar internacional

Em iniciativa pioneira da Associação Médica Brasileira (AMB), o 1° Webinar Internacional Sobre a Covid-19, com foco na experiência de Brasil e Uruguai, contou com a participação de lideranças dos dois países, entre eles, o governador Eduardo Leite.

 

Em sua participação, Leite abordou a experiência e as estratégias de combate à doença no Rio Grande do Sul, que tem mais de mil quilômetros de fronteira com o país vizinho.

 

“Felizmente, temos uma experiência mais confortável em relação a outros Estados, com uma das menores taxas de casos e óbitos proporcionalmente à população. Desenvolvemos aqui um modelo chamado de Distanciamento Controlado, uma estratégia mista, que busca equilibrar a prioridade à vida com a retomada econômica. É um modelo que nos ajuda a tomar decisões a partir de números e agirmos na proporção, no local e no momento necessário”, apresentou o governador.

 

Leite aproveitou a participação de representantes de entidades médicas no seminário para agradecer pelo conhecimento e colaboração disponibilizados para a construção do Distanciamento Controlado e o enfrentamento ao coronavírus no Estado.

 

O governador também falou sobre a cooperação, entre as equipes de saúde gaúchas e uruguaias, na elaboração conjunta de protocolos a serem adotados nos municípios da fronteira: Santana do Livramento e Rivera; Chuí e Chuy; Aceguá e Aceguá; Quaraí e Artigas; Barra do Quaraí e Bella Unión; e Jaguarão e Rio Branco.

 

“Temos uma relação próxima e antiga com os vizinhos uruguaios e este trabalho de cooperação é muito importante para contermos o vírus e somarmos as forças para combatê-lo”, ressaltou Leite.

 

Como representante do governo do Uruguai no webinar, o ministro da Saúde, Daniel Salinas, parabenizou o governo pelo trabalho realizado no RS e falou sobre como seu país vem atuando.

 

O Uruguai se destaca pelo sucesso no combate ao coronavírus. Foi apontado como um dos 49 países que estão vencendo a pandemia, segundo ranking disponível no site EndCoronavirus.org, elaborado e mantido pelo New England Complex Systems Institute e seus colaboradores.

“Não é porque parece tudo bem que podemos relaxar. Precisamos persistir nas ações e considerar as cidades binacionais como uma unidade sanitária é muito importante. Toda a cooperação deve estar a serviço das nossas populações que, afinal, são uma só, os humanos, os hermanos”, afirmou Salinas.

 

Em seguida, Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde brasileiro, falou sobre as estratégias adotadas no país para conter a pandemia. Por fim, os participantes responderam a questões de profissionais da saúde inscritos no evento e discutiram questões envolve as ações binacionais.

 

O webinar “Covid-19: Lições Aprendidas” é uma parceria da AMB com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e o Ministério da Saúde Pública do Uruguai.

 

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Fonte: Rádio Repórter - Governo RS
voltar
© Copyright 2019