Ijuí/RS - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
Manchetes
Secretários de educação da AMUPLAM se encontraram em Condor
Deputado Jerônimo Goergen deixará a Política
Homem com teste positivo para Coronavírus incorre em crime após descumprir isolamento
Panambi segue vacinação nesta sexta-feira contra covid-19
Prefeitura de Ijuí alerta a população sobre obras de esgotamento sanitário
Parecer do Cremers já embasou cerca de 384 decisões judiciais sobre pedidos de liberdade de presos por covid-19
Escola Miguel Burnier tem projeto em andamento para construção de mobiliário especial.
Serviço terceirizado: Corsan fará atualização de cadastro de seus usuários em Ijuí
De Cruz Alta para o Paraná: Dom Adelar Baruffi é nomeado Arcebispo de Cascavel
PRF apreende veículo com mais de 15 mil maços de cigarros em Cruz Alta
Ijuí-RS
O tempo agora
26 de agosto de 2021

Inaugurada em Ijuí a Escola Cívico-Militar

Ocorreu nesta quinta-feira, 26, a inauguração em Ijuí da escola cívico-militar Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil. A Diretora do Imeab explicou as alterações a partir da transformação em escola cívico militar, situação oficializada na tarde desta quinta-feira.

Em relação à aprendizagem, Zeni Portella citou a presença dos militares como monitores e participantes de projetos a serem implementados no educandário. “Estamos com formações semanais com o Mec, fizemos reuniões semanais com militares e professores para um melhor planejamento”, observou.

Esclareceu que nada muda em relação ao trabalho dos professores em sala de aula. “Teremos o auxílio e apoio de militares em alguns projetos”, destacou. Contou que dois militares já estão diretamente envolvidos em atividades. Um deles, com habilidades com a música irá reativar a banda escolar e outro, atuará como monitor para aulas de reforço na Matemática. Outro projeto destacará conceitos de ética e respeito.

Paralelo a isso, os militares trabalharão a ordem unida e hinos pátrios. O ato contou com a presença de várias autoridades civis e militares, entre elas, o General Moisés de Paixão Júnior, Comandante da Artilharia Divisionária da Terceira Divisão do Exército, em Cruz Alta, o Deputado Estadual Tenente Coronel Zucco, prefeito Andrei Cossetin, secretários, vereadores e comunidade escolar.

“Quando falo em educação sempre me emociono e me embarga a voz” comentou o prefeito, acrescentando que deve ser por ter pai e mãe ligados à área, como professores e saber da importância da educação. “É somente através da educação que vamos mudar a realidade”, observou o prefeito.

Voltou a confirmar a intenção de até o final do mandato reformar todas as escolas municipais. Quatro já receberam melhorias e duas foram inauguradas. Também lembrou da proposta que estava no plano de governo, de uniformizar todos os estudantes, o que será observado a partir do ano que vem.
Em relação à escola cívico militar, definiu como um novo modelo que irá valorizar o patriotismo e a ética.
Questionado se a Secretaria Municipal de Educação pode mudar de endereço, disse que a ideia é qualificar os espaços, fazendo investimentos e intervenções qualificadas na educação, disse o prefeito.
Falou em economia, e agradeceu aos servidores por estarem compreendendo a necessidade de fazer mais “com o que temos”.

Andrei Cossetin explicou que foi firmada parceria com o Sebrae, com a cedência do mobiliário da entidade para o município. No local, uma das possibilidade era a transferência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas não descartou a ida da Smed para o local. O aluguel gira em torno de 8 mil reais.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019