Ijuí/RS - Domingo, 07 de Agosto de 2022
Manchetes
3° suspeito de homicídio por tráfico de entorpecentes e mulher que estava foragida são presos pela Brigada Militar
29º BPM prende 2º suspeito de homicídio, por tráfico de entorpecentes em Ijuí
29º BPM prende homem por tráfico de entorpecentes em Ijuí
Prerrogativas da advocacia e lei do abuso de autoridade foi tema de evento na OAB de Ijuí
Festival do queijo e do vinho do Rotary tem todos os ingressos vendidos
Câmara inicia a implantação do Processo Legislativo Eletrônico
Igor Pavan é mais um contratado para defender o gol do São Luiz
HCI tem recursos garantidos pelo Ministério da Saúde para aquisição de novo Acelerador Linear
Médico oncologista de Ijuí participará de congresso europeu sobre diagnostico e tratamento do Câncer
Mulher é atingida com 12 golpes de faca em tentativa de feminicidio registrada em Ijuí
Ijuí-RS
O tempo agora
24 de junho de 2022

Inauguração do Hospital Bom Pastor evidencia concretização de um projeto comunitário exitoso

Por: Luiz Henrique Berguer 

A longa história do Hospital Bom Pastor, iniciada em 1981, teve nesta sexta-feira(24), um capítulo novo, escrito com a inauguração oficial do complexo hospitalar, em funcionamento já há dois anos.

O ato formal reuniu autoridades de vários segmentos, e ocorreu agora devido à pandemia de Covid, que exigiu uma mudança de planos, com a abertura de espaços antes do previsto.

A nova e moderna estrutura hospitalar, localizada na Rua Theodorico Fricke, no Bairro São Geraldo, teve a área adquirida em 2002, a partir de articulação que envolveu a então reitora da Unijuí, Eronita Silva Barcellos, lembrou o atual vice presidente social da Associação Bom Pastor, Martinho Kelm.

O então reitor da universidade lembrou do momento em que “a professora Eronita levou para a Unijuí o desafio de junto com Cotrijuí, Freis Capuchinhos, adquirir o terreno”.
Kelm fez referência também a todos que tiveram alguma participação ao longo desse processo, que resulta hoje num Hospital que recebe pacientes de 50 municípios, tornando-se referência em áreas como oftalmologia, saúde mental, com moderno e equipado centro cirúrgico e UTI geral.

“Trata-se de um hospital saneado financeiramente”, ressalta o ex-presidente, com profissionais excepcionais em todas as áreas, “conseguindo ser viável fazendo saúde”.
COVID- “Fomos atropelados”, disse Martinho Kelm, ao fazer referência ao ano de 2020. A chegada da pandemia exigiu uma tomada de decisão, que foi a de mudar a estrutura do então HBP da Avenida David José Martins para a nova estrutura, ainda inacabada. “A comunidade precisava”, definiu o professor Martinho.
Kelm também refletiu, em seu discurso, sobre a capacidade associativa da comunidade. Para ele, foi fundamental a participação de lideranças ao longo do processo, que sempre tiveram como elemento comum a continuidade dos processos, disse, lembrando dos presidentes que passaram pela Associação.

Disse também que a concretização da obra do Bom Pastor é a confirmação de que projetos comunitários consequentes podem ter êxito numa sociedade de mercado. Martinho Kelm falou ainda em uma “magia” que gerou vínculos através do tempo, em diferentes diretorias, garantindo união e continuidade do projeto. Nesse momento, citou a diretora executiva Rosane Schiavo, por cumprir papel decisivo em todo o processo.

O atual vice presidente social da AHBP lembrou do trabalho filantrópico desenvolvido por muitas pessoas ao longo do tempo. Concluiu que “quem faz trabalho filantrópico, não são pessoas desocupadas; são pessoas que se importam com os outros”, elogiou.

A diretora executiva, Rosane Schiavo, lembrou, por sua vez, das muitas campanhas – soja, cimento, areia, tijolos – sorteios, bingos, somados “a muitos gestos de amor”. As consultas populares promovidas pelos Governos do Estado sempre tiveram o reconhecimento da população, com votações expressivas. Ao elogiar a nova e moderna estrutura, Rosane garantiu que todos estão “contagiados pelas causas da vida. “O Bom Pastor prioriza um atendimento humanizado e a segurança do paciente”. Se referiu ainda ao que chamou de novo ciclo, porém, sem esquecer “o que foi semeado”.

O presidente Nilo Leal, que assumiu recentemente a direção do Associação, ressaltou o comprometimento das equipes de saúde e administrativa em “fazer com que tenhamos excelentes resultados”, referindo-se ao objetivo maior, que é salvar vidas. Leal disse ainda que “o resultado das conquistas, ao longo dos anos, se deve ao grande empenho de todos os envolvidos com a causa Bom Pastor”.

Para o atual presidente, “chegamos até aqui com muito trabalho e empenho. E contamos com a dedicação diária dos colaboradores e do corpo clínico do hospital, que desempenham papel importantíssimo em nossa instituição e no cuidado com a vida”.

A tarde da sexta-feira foi de homenagens e inaugurações de espaços.
Um deles, a galeria de ex presidentes:

Também inaugurado espaço do Médico Amigo, onde constam nomes do profissionais iniciantes, ainda na década de 80.

Outro espaço valorizado no Hospital é o que diz: “Você faz parte da nossa história”, eternizado como uma obra de arte, criada por Laura Drews Thomas, como reconhecimento pela ajuda da comunidade ao longo do tempo.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019