Ijuí/RS - Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022
Manchetes
Incêndio é registrado no aterro sanitário
Congresso Nacional retoma atividades dia 1º e Pompeo diz que foco será aprovação do 14º dos aposentados e pensionistas
Ijuí já passa de 1,5 mil casos de Covid-19. Jovens entre 20 e 39 anos são os mais infectados
Multa de R$ 5 mil: SMMA já sabe quem descartou clandestinamente lixo em via que recém havia sido limpa por servidores da prefeitura
São Luiz anuncia contratação de mais um lateral esquerdo
Mesmo com atendimentos em queda no final de semana, número de infectados com Covid só aumenta em Ijuí
CNH do RS é a mais cara da região Sul do País
Prefeito de Nova Ramada está em Porto Alegre para assinar convênio de acesso asfáltico
Prefeito Andrei Cossetin está de férias
Bozano é contemplado com recursos do Programa Ilumina RS
Ijuí-RS
O tempo agora
6 de janeiro de 2022

Ijuí tem 32 casos de Gripe A confirmados em um dia e número de ativos de Covid-19 dobrou

“É muito estranho estarmos registrado casos de gripe nesta época do ano”, disse o secretário da saúde Márcio Strasburguer em entrevista ao Fatorama na manhã desta quinta-feira ao confirmar que em um único dia, a Vigilância Epidemiológica do município diagnosticou 32 casos de Gripe A, por meio de exames.

Os casos se somam e a Secretaria da Saúde vem monitorando todos os pacientes, inclusive aqueles que foram diagnosticados com os casos de Flurona que é a co-infecção pelo vírus influenza da gripe e pela Covid-19 ao mesmo tempo. As duas pacientes infectadas e diagnosticadas por meio do teste rápido estão sendo monitoradas e tem sintomas leves. Tem tosse, dor de garganta, dores no corpo e problemas respiratórios.

Márcio Strasburguer também expôs outra preocupação.  O número de casos ativos de Coronavírus em Ijuí dobrou nas últimas duas semanas e só ontem(5) foram 42 novos casos elevando para 94 casos ativos em Ijuí. “Mesmo quando viajar ou se não viajar, as pessoas precisam ter responsabilidade. Estando sintomáticas precisam procurar a rede de saúde e fazer o teste para descartar ou para confirmar a doença e essencialmente fazer o tratamento quando necessário, ficando em isolamento”, pediu.

Lembrou que no Centro de Triagem o número pulou de uma média de 20 a 30 para 90 atendimentos por dia. A situação está fazendo com que a gestão da saúde retome os horários de atendimento no Centro de Triagem até às 19h e nos finais de semana funcionamento até às 17h. Strasburguer disse que a evolução dos casos vem sendo acompanhada atentamente e que já há busca de profissionais para reforço das equipes de atendimento de forma preventiva – para o caso da sequência do aumento no número de infectados.

“É importante neste momento reforçarmos àquelas pessoas que estão em atraso com a vacinação preventiva à Covid-19, para que procurem a Estação da Cultura para realizar tanto a primeira, quanto a segunda dose ou dose de reforço. Em relação a vacina da gripe, há disponibilidade em todas as salas de vacina do município, portanto solicitamos que as pessoas que ainda não tomaram a vacina, façam a imunização para que possamos enfrentar este momento”, solicitou.

Em relação aos hospitais, o gestor disse que contatou as administrações do Bom Pastor e do HCI e não há registro de internações hospitalares, salientando que na maioria dos casos diagnosticados, os pacientes tem sintomas leves e estão em tratamento domiciliar.

Sobre a vacinação preventiva à Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, Márcio Strasburguer disse que o município aguarda orientações do Estado, uma vez que há a previsão de entrega das doses das vacinas a partir do dia 17 de janeiro para o Rio Grande do Sul e só a partir desta data, a distribuição para os municípios. “Sabemos que esta será uma campanha diferente, por que as crianças virão acompanhadas dos pais ou responsáveis, por isso, a medida que tivermos a informação concreta, vamos comunicar e mobilizar a população”, concluiu.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município 98% da população de Ijuí está imunizada com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 88% já completou o esquema vacinal.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019