Ijuí/RS - Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
Manchetes
Trabalho prisional na Modulada é case de sucesso a ser implantado em outras casas prisionais gaúchas
Assinado o contrato para obra de pavimentação asfáltica em Coronel Barros
Cronograma de imunização contra a Covid segue na Estação Cultura
“Não podemos encerrar essa linda história que a Expo Ijuí Fenadi tem”, diz presidente da UETI
Quase metade das escolas estaduais da região não tem candidatos a diretor. Eleição ocorre a partir de amanhã
Bazar Solidário do Bom Pastor arrecadou quase R$ 50 mil
Pelo menos 2 mil estudantes das redes Estadual e Municipal estão realizando a prova do Saeb
Defesa das universidades comunitárias será bandeira de Busnello a partir de hoje na Câmara
Ômicrom no Brasil? Brasileiro vindo da África, testa positivo para Coronavirus
Brigada prende 2 por furto de veículo em Catuípe
Ijuí-RS
O tempo agora
19 de outubro de 2021

“Ijuí faz parte da minha história de vida”, diz Mourão em ato de concessão do título de cidadão Ijuiense

Eram 9h36 da manhã desta terça-feira dia 19 de outubro de 2021 quando o general Antonio Hamilton Martins Mourão, vice-presidente da República, aportou nas dependências do Hospital de Caridade de Ijuí para cumprir sua agenda oficial que teria mais adiante a entrega do título de Cidadão Benemérito de Ijuí.

No Hospital de Caridade participou do ato de inauguração da nova ala do Centro de Alta Complexidade em Oncologia – Cacon do HCI, obra de reforma que teve início em novembro de 2018 em sua primeira etapa com recursos próprios e que em 2020 teve a segunda etapa iniciada e concluída neste mês.

Durante o ato solene, o vice-presidente Mourão recebeu homenagem da presidente do Conselho Municipal do Idoso – Iracema de Oliveira que lhe entregou um mimo como forma de agradecer aos relevantes serviços prestados à comunidade de Ijuí.

No ato de inauguração da nova ala do Cacon o presidente do HCI Douglas Uggeri agradeceu a presença da autoridade nacional, bem como parlamentares da Assembléia Legislativa e da Câmara Federal dos deputados e lembrou o empenho da equipe de obras para que toda a estrutura estivesse pronta nesta data, mencionando a equipe de arquitetura e obras da instituição na pessoa de Adelmo José Severo. Ao lembrar o passamento de integrantes da diretoria do hospital – vitimados pela Covid-19, salientou que como presidente está trabalhando com afinco e apoio dos demais da diretoria da maneira mais reta e transparente possível – destacando que era preciso trabalhar para a saúde e com saúde. Uggeri disse que o HCI continuará crescendo e fazendo aquilo que faz de melhor – que é atender a uma comunidade regional e promover a saúde de todos que buscam os serviços da instituição de saúde.

O prefeito Andrei Cossetin numa referência clara a presidência da república, disse em seu pronunciamento que “precisamos reverenciar por que graças a ciência, a vacina e a Deus todos estamos podendo voltar a ficar juntos”. Seguiu o prefeito, agradecendo a presença do vice-presidente numa data jubilosa para o município e num momento singular para o HCI que é tão importante para a Região, o Estado e o Pais. “Que a gente possa de mãos dadas a cada momento continuar inaugurando e presenciando a comunidade com uma instituição cada vez mais equipada.

O ato que teve no cerimonial José Cláudio Teobald – apresentador da Rádio Repórter convidado pela direção do HCI, terminou com o descerramento da placa de inauguração da nova ala do Cacon do Hospital de Caridade.

Após o ato no HCI, o vice-presidente da República rumou para o Clube Ijuí, onde recebeu outra homenagem – desta vez do município de Ijuí. O prefeito Andrei Cossetin, após referir novamente que a ciência e a vacina foram fundamentais para que o momento ocorresse, disse que entregar o título de cidadão benemérito era uma ideia antiga e agradeceu ao Advogado Rui Straglioto e ao General Darque Nunes de Figueiredo pelo empenho para fazer com que Mourão estivesse em Ijuí no dia do aniversário do município.

A Lei 7.075 de 14 de outubro de 2021 concedeu o titulo de cidadão benemérito ijuiense ao General do Exercito Antonio Hamilton Martins Mourão – vice-presidente da República. Após receber a honraria das mãos do prefeito Cossetin e do vice-prefeito Marcos Barriquelo, Mourão saudou em seu pronunciamento “os amigos e amigas de Ijuí” e disse que “quando a gente fica mais velho as emoções afloram mais – pelos fatos que já vivemos, pelas pessoas que a gente teve a oportunidade de conviver” e pediu compreensão se as palavras faltassem por que sua emoção era muito grande.

Em um discurso de 9 minutos, Mourão disse estar honrado por receber o título de cidadão ijuiense e lembrou que o município teve importância marcante em sua trajetória não só como profissional, mas principalmente pela questão pessoal. Disse que aqui viveu três anos extraordinários e intensos com sua família e que o trabalho desenvolvido em Ijuí facilitou sobremaneira sua tarefa como comandante do 27º GAC.

“Fico muito honrado com essa homenagem por que esta toca profundamente o meu coração. Ijuí faz parte da história da minha vida – e tenho absoluta certeza que os passos seguintes na carreira miliar foram fruto do período que comandei o 27 GAC. A concessão deste título reforça ainda mais meus laços com esta cidade, como disse o prefeito Andrei, pode espalhar que agora eu sou mais um ijuiense – a partir de hoje toda a vez que eu retornar aqui, não será apenas como visitante, mas sim como um simples cidadão com coração aberto e feliz – sempre estaremos juntos , sempre estaremos próximos uns dos outros”, destacou.

Na sequência de seu pronunciamento o General Mourão lembrou da história do município de Ijuí e sua gente que segundo ele, incorpora muitos dos princípios que fundamentaram a constituição do Brasil. “Aqui vemos o convívio harmônico das etnias – é uma cidade que valoriza o trabalho diário e tem a perseverança para vencer os obstáculos da vida”. Ao lembrar Augusto Pestana – primeiro intendente de Ijuí referiu a liderança de um processo de emancipação que deixou legado também para os pioneiros do Rio Grande do Sul.

“Voltar a terra das etnias, a colmeia do trabalho é sempre uma oportunidade de rever todos os amigos que fizemos e trazer de volta memórias desta cidade que nos acolheu tão bem”

Ouça o pronunciamento do vice presidente Hamilton Mourão durante homenagem recebida no Clube Ijuí

 

Ex deputado refere competência da atual diretoria para tirar HCI das dividas

O ex-deputado Darcisio Perondi saudou a presença do vice-presidente Mourão e ressaltou que nunca autoridade de tal representação esteve no HCI. Cumprimentou o trabalho que vem sendo feito pela atual diretoria que, segundo ele, assumiu o hospital com uma dívida muito grande. “Era um déficit de um milhão e meio de reais por mês que agora desapareceu”, disse ao lembrar que o que resta agora é a dívida dos serviços que incluiu também um empréstimo que levará quatro anos para ser quitado.

Lembrou que mais de uma dezena de deputados vem colocando recursos no HCI e que estes são valores necessários para o HCI crescer e oferecer os melhores serviços para a comunidade. Para Perondi, o HCI é hoje um dos três maiores do interior do Estado, sendo Passo Fundo, Ijuí, e Caxias com esse porte, e pela tecnologia e capital humano que o HCI tem.

“O resultado de agora é graças as ações dos administradores novos e da diretoria”, lembrou ao dizer que o Conselho Fiscal esteve reunido na última sexta-feira para avaliar os números atuais do HCI.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019