Ijuí/RS - Domingo, 07 de Agosto de 2022
Manchetes
3° suspeito de homicídio por tráfico de entorpecentes e mulher que estava foragida são presos pela Brigada Militar
29º BPM prende 2º suspeito de homicídio, por tráfico de entorpecentes em Ijuí
29º BPM prende homem por tráfico de entorpecentes em Ijuí
Prerrogativas da advocacia e lei do abuso de autoridade foi tema de evento na OAB de Ijuí
Festival do queijo e do vinho do Rotary tem todos os ingressos vendidos
Câmara inicia a implantação do Processo Legislativo Eletrônico
Igor Pavan é mais um contratado para defender o gol do São Luiz
HCI tem recursos garantidos pelo Ministério da Saúde para aquisição de novo Acelerador Linear
Médico oncologista de Ijuí participará de congresso europeu sobre diagnostico e tratamento do Câncer
Mulher é atingida com 12 golpes de faca em tentativa de feminicidio registrada em Ijuí
Ijuí-RS
O tempo agora
11 de março de 2022

Hospital Bom Pastor abre leitos de UTI Geral

Em 2021, o Hospital bom Pastor completou 40 anos de trabalho sério e comprometido com as causas da saúde. Desde o início da pandemia, o hospital atendeu a demanda de enfrentamento ao Covid-19, acolhendo o pedido do Governo do Estado estruturando leitos clínicos e de UTI para tratamento de pacientes infectados, aumentando sua equipe técnica.

O hospital ofertou à população e a região um trabalho em equipe humanizado, qualificado e multiprofissional, sempre pensando no bem estar geral do paciente. Com um índice de mortalidade baixo, o hospital comemora o elevado número de recuperação de pacientes Covid-19. Segundo o presidente do hospital, Martinho Kelm, em março de 2020, foi disponibilizado uma estrutura de 40 leitos clínicos para tratamento de pacientes vítimas do Coronavírus e apresentado o projeto para 10 leitos de UTI Covid. O Bom Pastor também realizou investimentos na sua estrutura física implementando fluxos adequados, e reforçando a rede elétrica, a rede de gases medicinais e rede hidráulica, além de fazer investimentos em materiais, equipamentos, insumos hospitalares e EPIs para garantir a assistência aos pacientes e proteção das equipes que se encarregariam do atendimento.

O cenário pandêmico exigiu muito esforço físico e mental das equipes de saúde, que muitas vezes lidaram com a escassez de medicamentos especialmente dos sedativos, a sobrecarga da jornada de trabalho dos profissionais da linha de frente. O Hospital, através de recursos próprios, do Governo, de emendas parlamentares e doações, conseguiu manter uma assistência de qualidade e uma estrutura que oferecesse aos pacientes e equipe assistencial segurança e conforto. Dedezembro de 2020 até dezembro de 2021 na UTI Covid foramatendidas 206 internações, 168 altas e 75 óbitos. Já na Unidade 200, de novembro de 2020 até janeiro de 2021, foram 356 internações, 334 altas e 13 óbitos. O total de internações,somando UTI Covid e Unidade 200 é de 562 internações, 502 altas e 88 óbitos.

Com o avanço das pesquisas e disponibilidade de vacinas, os números de óbitos diminuíram consideravelmente. O Bom Pastor Ijuí continua na luta para combater a Covid-19, assim como as demais instituições hospitalares.Para a Diretora Executiva, Rosane Schiavo, a entrega rápida e excelente performance apresentada pelo hospital, principalmente neste momento pandêmico deve-se ao seu qualificado time de colaboradores, médicos, de dedicação da diretoria somado a intervenção dos órgãos públicos, conselhos municipais e regionais e apoio da comunidade, grande aliada dos projetos do Hospital Bom Pastor.

Conforme explica o médico intensivista e responsável técnico da UTI, Jeferson Pannebecker, ainda em dezembro de 2020 a UTI Covid abriu para socorrer não apenas Ijuí e região, mas todo estado de onde eram recebidos pacientes extremamente graves numa fase onde se tinha menos conhecimento e experiência com essa doença. “Avançamos no ano de 2021 que parecia interminável frente aos desafios a que fomos colocados à prova sempre contando com a expertise de uma equipe multidisciplinar fantástica que foi destaque com taxas de óbito entre as melhores do estado e país”.

No final de 2021, o projeto para a conversão da UTI foi colocado em prática. “Agora já em 2022 com a evolução da vacinação e do próprio vírus, com variantes se apresentando com formas menos graves essa pressão por leitos de terapia intensiva em Covid reduziram. Ao mesmo tempo a reabertura econômica e social fez recrudescer a demanda por leitos de UTI geral para as mais diversas patologias como politraumatismo, AVC e pós operatórios e dessa forma a transformação dessa UTI Covid em UTI GERAL se faz muito importante novamente não só para Ijuí mas toda região e estado”, destaca Jeferson.

A coordenadora da UTI, Taise Motke, avalia que os últimos dois anos foram períodos de muito trabalho, onde foi preciso montar uma UTI equipada e contratar mão de obra para operar com segurança. A conversão da UTI Covid em UTI Geral traz para a comunidade local e regional um novo espaço para atendimentos. “Hoje, com a baixa procura por leitos de UTI Covid, estamos tranquilos em fechar este ciclo e começar uma nova jornada. Assim poderemos continuar nosso crescimento enquanto hospital, aumentando a complexidade das cirurgias realizadas na instituição, auxiliando o estado oferecendo mais leitos de UTI, para que não haja fila de espera por leitos dessa complexidade”, afirma Taise. A habilitação da UTI geral do Hospital Bom Pastor contribui de maneira positiva na saúde da comunidade que muitas vezes sofre pela espera por cirurgias e/ou falta de leitos para o melhor tratamento de saúde da população e seus familiares.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019