Ijuí/RS - Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
15 de setembro de 2019

HCI possui melhor tecnologia para detecção do câncer de mama

O especialista em cancerologia, médico Fábio Franke, que também é coordenador médico do Centro de Alto de Complexidade em Oncologia do HCI, afirma que além do aparecimento de nódulos no seio e na região da axila, os principais sinais do câncer de mama, cuja incidência cresce em mulheres a partir dos 35 anos, são alterações no formato, na coloração e na textura da mama. Os mamilos podem ainda retrair-se, inchar-se ou apresentar secreção.

 


“Para prevenir a enfermidade é recomendado praticar exercícios físicos com regularidade, não fumar e adotar uma dieta equilibrada, sem o consumo de bebidas alcoólicas. Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos, com histórico da doença na família e que não tiveram filhos ou foram mães após os 30 anos devem ficar atentas”, alerta o médico.

 

O exame clínico das mamas deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres que têm entre 40 e 49 anos. A partir dos 50, a mamografia (raio-x das mamas) deve ser realizada a cada dois anos, ou de acordo com prescrição médica.

“Uma vez constatada a presença de uma lesão suspeita, o médico indicará uma biópsia, que determinará se o tumor é maligno ou não. Caso o resultado seja positivo, o tratamento pode ser feito com quimioterapia, radioterapia e através de intervenções cirúrgicas para remover o nódulo. A mastectomia (retirada total da mama) é indicada somente em casos mais graves”, adianta o especialista do CACON.

 

Atualmente, o HCI através do serviço de imagenologia, tem uma das melhores tecnologias disponibilizadas na área da prevenção do câncer de mama. Segundo o médico radiologista André Frizon, o HCI Imagem fez importantes aquisições como um mamógrafo digital com detector plano amorfo de selênio, para exames de mamografia e exposições especiais em pacientes em pé, sentadas ou em maca, com gerador de alta frequência. O aparelho importado da Alemanha junta-se a outro equipamento de biopsia da mama assistida a vácuo, chamado de mamotomo.

 

“Este equipamento é o que existe de mais moderno com imagem superior de alta definição ”,explica Frizon. O HCI Imagem disponibiliza o telefone 55 3331-9350 para agendamento e informações.

 

Fonte: Hospital de Ijui

voltar
© Copyright 2019