Ijuí/RS - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
Manchetes
Secretários de educação da AMUPLAM se encontraram em Condor
Deputado Jerônimo Goergen deixará a Política
Homem com teste positivo para Coronavírus incorre em crime após descumprir isolamento
Panambi segue vacinação nesta sexta-feira contra covid-19
Prefeitura de Ijuí alerta a população sobre obras de esgotamento sanitário
Parecer do Cremers já embasou cerca de 384 decisões judiciais sobre pedidos de liberdade de presos por covid-19
Escola Miguel Burnier tem projeto em andamento para construção de mobiliário especial.
Serviço terceirizado: Corsan fará atualização de cadastro de seus usuários em Ijuí
De Cruz Alta para o Paraná: Dom Adelar Baruffi é nomeado Arcebispo de Cascavel
PRF apreende veículo com mais de 15 mil maços de cigarros em Cruz Alta
Ijuí-RS
O tempo agora
23 de agosto de 2021

HCI firma parceria histórica em pesquisa e ensino

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre firmaram parceria na prestação de serviços de consultoria em pesquisa clínica. O acordo histórico une pesquisa clínica e ensino, fortalecendo o HCI como um campo de estudos acadêmicos aberto a pesquisadores de todo o País, em todas as áreas, tanto da Medicina quanto da Enfermagem.

O acordo foi assinado na manhã de hoje, na provedoria em Porto Alegre, pelo presidente do HCI, Douglas Uggeri, o provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, e o diretor de Ensino e Pesquisa, médico Antonio Khalil.

O Plano de Trabalho da Consultoria – Gestão e Operação em Pesquisa Clínica, conforme a gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Roberta Almeida, prevê três etapas, sendo que a primeira está em andamento, tem prazo de três meses, e inclui a qualificação da equipe, aproximação da indústria, instituições e médicos, e implementação do Comitê de Ética e Pesquisa.

A segunda etapa, com prazo de seis meses, contempla a captação de estudos clínicos e apoio nessa condução, além da adequação da estrutura física e de planos para recebê-los. A terceira etapa, também com prazo de três meses, implementa a área de qualidade em pesquisa clínica e o painel de indicadores para gestão do Centro de Pesquisa.

Autoridades participaram da solenidade e foram unânimes ao destacar a importância da parceria firmada entre as duas instituições de Saúde. O prefeito se Ijuí, Andrei Cossetin, frisou que é uma parceria que irá render bons frutos, em que todos ganham. “Se unem para se fortalecer e crescer”, frisou.

Ex-deputado federal e integrante da diretoria voluntária, Darcísio Perondi acentuou se tratar de uma inovação, que vem em benefício do paciente. “Juntando forças extraordinárias visando o futuro”, pontuou o conselheiro fiscal do HCI.
“Sou testemunha desse grande momento vivido pelo Hospital de Caridade com a liderança do doutor Douglas, que incansavelmente, junto com sua equipe, entrega melhoria na qualidade de vida”, completou o deputado estadual, Beto Fantinel (MDB-RS).

Senador gaúcho, Luis Carlos Heinze (Progressistas) prestigiou a solenidade e reforçou o apoio do governo federal aos hospitais, por meio da liberação de recursos, lembrando que parcerias na Saúde são fundamentais. “Parabéns ao HCI, porque esse é um trabalho que alguém precisava fazer. Estamos juntos e contem conosco.”

Deputado estadual ijuiense, Gerson Burmann (PDT) disse que essa parceria vai colaborar muito com os desafios que tem o HCI e trará resultados positivos às duas instituições. “Essa missão é árdua e difícil, de inicialmente equilibrar as contas, e a diretoria está cumprindo. Parabéns a todos.”

O deputado estadual Ernani Polo (Progressistas) lembrou que nasceu no HCI, e, embora tenha vivido em Santo Augusto, sabe da importância do HCI para toda a região. “Esta é uma grande iniciativa, unindo grandes instituições de saúde em um só objetivo, tendo no investimento no ensino e na pesquisa bases para o fortalecimento dos atendimentos à população. É um momento histórico para o HCI que terá ainda mais qualidade no retorno em saúde para Ijuí e região”, destacou o deputado.

“A partir de hoje, reforçamos nossa busca daquilo que o Hospital sempre fez, que é cuidar da saúde da população de Ijuí e região. Vocês podem ter certeza de que esse selo de parceria conosco não será em vão, iremos trabalhar cada vez melhor em um Centro que será benéfico para os pacientes e para o Hospital. Todos conhecem a Santa Casa, e ninguém é maior que ela, iremos trabalhar para que ninguém seja maior do que o Hospital de Caridade, pois somos passageiros, mas a instituição é para sempre e iremos seguir no propósito de tornar o HCI sério, transparente e cada vez melhor”, acentua Uggeri.

Também prestigiaram a solenidade os diretores-geral do HCI, Jeferson Pereira, e da Santa Casa, Júlio de Matos. A coordenadora do Centro Multidisciplinar em Pesquisa Clínica do HCI, Olvânia Basso de Oliveira, e a médica oncologista Rafaela Piccoli, também acompanharam a assinatura do contrato, assim como a diretoria voluntária, formada por Marco Antônio Sagave, Sandro Viecili e Carlos Alberto Scapini.

Fonte: Assessoria de Imprensa do HCI
voltar
© Copyright 2019