Ijuí/RS - Domingo, 07 de Agosto de 2022
Manchetes
3° suspeito de homicídio por tráfico de entorpecentes e mulher que estava foragida são presos pela Brigada Militar
29º BPM prende 2º suspeito de homicídio, por tráfico de entorpecentes em Ijuí
29º BPM prende homem por tráfico de entorpecentes em Ijuí
Prerrogativas da advocacia e lei do abuso de autoridade foi tema de evento na OAB de Ijuí
Festival do queijo e do vinho do Rotary tem todos os ingressos vendidos
Câmara inicia a implantação do Processo Legislativo Eletrônico
Igor Pavan é mais um contratado para defender o gol do São Luiz
HCI tem recursos garantidos pelo Ministério da Saúde para aquisição de novo Acelerador Linear
Médico oncologista de Ijuí participará de congresso europeu sobre diagnostico e tratamento do Câncer
Mulher é atingida com 12 golpes de faca em tentativa de feminicidio registrada em Ijuí
Ijuí-RS
O tempo agora
18 de fevereiro de 2022

HCI é recebido pelo ministro da Saúde

O Planejamento Estratégico adotado pelas diretorias voluntária e Executiva do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) tem alinhado a busca de novas parcerias para a constante adequação tecnológica nos serviços de Alta Complexidade, como o Cacon, referência macrorregional, que atende a 200 municípios, que conforme estatística de 2021, realizou 81.163 atendimentos, uma média de 6,7 mil mensais.

O Cacon acaba de completar 20 anos de serviços, sendo que dois equipamentos importantes, como o Acelerador Linear (Radioterapia) e o aparelho de Braquiterapia entram em estado de obsolescência, ou seja, ficam sem assistência técnica. Diante da situação, em novembro passado, o presidente do HCI, Douglas Uggeri , acompanhado do diretor voluntário, Marco Antônio Sagave e do coordenador de Relacionamento Institucional, Allan Fonseca, esteve no Ministério da Saúde na busca por orientações relativas à troca dos antigos equipamentos, por novos.

“Pensando em nosso paciente, em ter uma continuidade no tratamento de ponta, fomos atrás da parceria com o Ministério da Saúde, e com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, para conquista desses dois equipamentos. O primeiro passo foi dado, e buscamos a documentação exigida. Saímos de Brasília otimistas”, lembra Uggeri.

O ponto decisivo foi o apoio do deputado federal, Giovani Cherini (PL-RS), que é líder da Bancada Gaúcha e vice-líder do Governo na Câmara, na intermediação junto ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Nesta semana, o diretor voluntário, Carlos Alberto Scapini, e o representante do HCI em Brasília, Allan Fonseca, apresentaram ao próprio ministro, a importância do HCI no cenário estadual e solicitaram os dois novos equipamentos, que garantem o atendimento de 90 casos novos de câncer por mês, que passam pelo tratamento de Radioterapia e Braquiterapia.

“Apresentamos ao ministro Queiroga, os dados relativos aos atendimentos e ele ficou impressionado com a dimensão do serviço no interior do Estado, ficando alinhado com nosso pedido que vai abranger uma população de mais de dois milhões de pessoas”, explica Scapini.

Após a audiência, os representantes do HCI estiveram em uma reunião técnica com a equipe do Ministério da Saúde, que avaliza a troca dos equipamentos.

“Ficamos satisfeitos com a avaliação técnica que autoriza a compra dos aparelhos, pois levamos a documentação necessária para essas aquisições. Agora, vamos aguardar os trâmites burocráticos, que são normais ao processo. Ijuí e região se fortalecem com esse reconhecimento do Ministério da Saúde”, comemora Fonseca.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019