Ijuí/RS - Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
Manchetes
Estado atinge número de 60 mortes por dengue
Busnello apresenta ante projeto que prevê parcelamento de dívidas dos usuários do Demei
Leoveral de Oliveira é reconduzido à presidência da Associação dos Aposentados de Ijuí
Finais do Futsal Municipal terão transmissão da Rádio Repórter
Conclusão de obras da Corsan possibilita asfaltamento de trecho da rua Jorge Leopoldo Weber
Mais de duas toneladas de alimentos impróprios para consumo são apreendidas em operação em Ijuí
Associação Cultural Canto de Luz define nova diretoria
Sindilojas realiza workshop sobre a Lei de Proteção de Dados
Educação, prevenção e Inclusão. Proerd encerra ciclo de palestras na Apae de Ijuí
Homem acusado de furto mão grande e que estava foragido é preso pela BM
Ijuí-RS
O tempo agora
9 de junho de 2022

HCI Comunidade promove roda de conversa do ESF Tancredo Neves

A importância do cuidado com a saúde do rim. Esse foi o tema da roda de conversa promovida pelo projeto HCI Comunidade em parceria com o serviço de Nefrologia e o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Instituição de Saúde, e o ESF Tancredo Neves, direcionado à comunidade do bairro.

Médica nefrologista e coordenadora da Hemodiálise do HCI, Ana Doile abordou questões relativas à prevenção e tratamento, frisando a importância de manter uma alimentação saudável, hidratação, atividade física e a realização de exames preventivos.

A insuficiência renal pode ocorrer devido a problemas como diabetes, pressão alta, inflamação nos vasos que filtram o sangue, doença renal policística, doença autoimune e obstrução do trato urinário, entre outros. Quando os rins param de funcionar, o paciente deve se submeter a sessões de hemodiálise, cuja periodicidade pode variar de duas a sete vezes por semana, dependendo do caso do paciente. Cada sessão pode durar de três a cinco horas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), para uma melhor qualidade de vida, o transplante renal pode ser indicado em muitos casos.

Já a farmacêutica do NEP, Camila Donato Mahl apresentou o Núcleo, que é um serviço novo no HCI, criado em setembro de 2021. “Conversei sobre a pesquisa clínica e das diversas especialidades médicas envolvidas, dos benefícios para os participantes e também dos protocolos que estamos recrutando”, conta.

Participaram da roda de conversa profissionais da Enfermagem, médicos, agentes comunitários, nutricionistas, pacientes do ESF e comunidade do bairro Tancredo Neves e adjacências.

Para informações sobre o projeto HCI Comunidade ou parcerias, basta entrar em contato com o Serviço Social pelo número 3331 9300, ramal 9615, e falar com o coordenador Alessandro Borré.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Grupo Repórter
voltar
© Copyright 2019