Ijuí/RS - Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
Manchetes
Estado atinge número de 60 mortes por dengue
Busnello apresenta ante projeto que prevê parcelamento de dívidas dos usuários do Demei
Leoveral de Oliveira é reconduzido à presidência da Associação dos Aposentados de Ijuí
Finais do Futsal Municipal terão transmissão da Rádio Repórter
Conclusão de obras da Corsan possibilita asfaltamento de trecho da rua Jorge Leopoldo Weber
Mais de duas toneladas de alimentos impróprios para consumo são apreendidas em operação em Ijuí
Associação Cultural Canto de Luz define nova diretoria
Sindilojas realiza workshop sobre a Lei de Proteção de Dados
Educação, prevenção e Inclusão. Proerd encerra ciclo de palestras na Apae de Ijuí
Homem acusado de furto mão grande e que estava foragido é preso pela BM
Ijuí-RS
O tempo agora
27 de maio de 2022

HCI atuará em benefício dos servidores da BM e da Modulada

Firme em seu propósito de estar cada vez mais próximo da população, o Hospital de Caridade de Ijuí, através do projeto HCI Comunidade, recebeu os dirigentes da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí e o comando do 29º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Ijuí, em momentos distintos, mas para tratar sobre o mesmo assunto: de que forma o Hospital pode contribuir com a promoção e prevenção à Saúde nas duas Instituições.

Idealizador e integrante do projeto, o presidente do HCI, Douglas Uggeri, participou do encontro com a diretoria da Modulada, que apresentou toda a estrutura da Penitenciária e as carências enfrentadas, principalmente em relação à saúde dos servidores, ficando acordado que, num primeiro momento, o trabalho será voltado a esse público, com participação dos médicos residentes. Depois, serão organizadas também rodas de conversa sobre saúde preventiva direcionadas aos detentos. A partir destas intervenções em saúde do trabalhador, o HCI objetiva o acolhimento conforme a demanda da instituição prisional. A Modulada de Ijuí conta com uma Unidade de Atenção Básica Prisional multiprofissional, que tem a responsabilidade de articular e prestar atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade.

Também foram organizadas ações com a BM. Os policiais, de maneira geral, costumam apresentar perfil profissiográfico para o exercício da função e também se capacitam durante a formação, porém não elimina o adoecimento pela constante exposição à violência, aos confrontos, entre outras situações. É neste sentido que o trabalho dos profissionais do HCI estará centrado na Corporação.

“Foram acolhidas demandas de ambas as instituições, e a importância de manter a saúde mental do trabalhador foi o principal assunto que fomentou as articulações a serem trabalhadas nos espaços de trabalho. Questões relacionadas ao auto cuidado, saúde da mulher e do homem, também contemplam as solicitações a serem pensadas e organizadas pelo projeto no sentido de atender às necessidades solicitadas pelos nossos novos parceiros,  do HCI Comunidade”, conta Borré.

Agora, segundo ele, o próximo passo será a organização dos profissionais e do formato a serem entregues às Instituições para que as solicitações sejam atendidas viabilizando avanços nas tratativas acerca de cuidados preventivos e Educação em Saúde. “Ficamos muito felizes com a troca de experiências e, certamente, este é mais um importante passo do HCI, em que todos ganham”, frisa.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019