O gerente da Corsan, Flávio Kramp pediu no Fatorama na manhã desta segunda-feira(27) que as pessoas economizem água tendo em vista o déficit hídrico que vem sendo registrado em toda a região. Disse que a estiagem começa a se agravar cada vez mais e não há previsão de precipitações de chuva para os próximos dias.
O gerente tranquilizou a população, no entanto, quando indagado sobre a capacidade de captação de água no primeiro recalque do Rio Potiribu. Destacou que o Rio tem sua característica própria e que por enquanto a captação está normal em 370 litros por segundo, mesmo com os níveis de água mais baixos que o habitual. “É prudente que a população economize água e não gaste de forma extrema, como é o caso das limpezas gerais de final de ano. Este não é o momento para realização destas questões tendo em vista a iminente necessidade de termos que racionar, se a situação do clima não mudar”, lembrou.
Kramp disse em relação ao abastecimento, que os reservatórios da Corsan estão cheios e que há pelo menos 10 milhões de litros de água armazenados. No entanto, reforçou que o consumo diário em Ijuí é de 21 mil metros cúbicos de água em aproximadamente 37 mil economias o que demanda a necessidade de cuidados com o consumo excessivo. No maior reservatório da estatal localizado na BR-285 são armazenados mais de 4,5 milhões de litros.
“Se cada um economizar um pouquinho, não faltará água para ninguém. Sabemos que com temperatura elevada e umidade baixa, as pessoas utilizam mais água, mas solicitamos prudência neste momento para todos os nossos usuários”, destacou.
Fonte: Rádio Repórter voltar