Fronteira Oeste tem quase 48% de aumento de casos de Covid-19 em uma semana


A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), com sede em Alegrete, divulgou nesta terça-feira (16) o quadro da expansão do novo coronavírus e evolução dos casos da Covid-19 nos municípios da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, da área de abrangência do órgão. Segundo a titular, Heili Temp, ao todo, nas 11 cidades, foram identificados 384 casos confirmados, um avanço de 124 notificações se comparado com o levantamento de uma semana atrás, com um aumento de 47,6% na semana.

Em Uruguaiana, são 62 positivos e 51 curados, além de 90 pessoas em isolamento domiciliar com sintomas gripais monitorados e ainda seis aguardando resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen). Na fronteira com o Uruguai, na cidade de Santana do Livramento, agora há 86 casos, entre eles dois óbitos sendo o mais recente na tarde desta terça-feira (uma mulher de 35 anos) e quatro pacientes hospitalizados, índices apurados a partir de 902 testes realizados.

A preocupação e atenção dos santanenses estão voltadas para a vizinha cidade uruguaia de Rivera que tem 57 casos da doença com dois óbitos. Em Quaraí há 29 casos positivos, que provocaram dois óbitos, havendo ainda um paciente hospitalizado. Na cidade de Alegrete, foram 21 casos notificados e o segundo óbito anotado nesta segunda-feira (15), um senhor de 66 anos.

No município de Itaqui são 11 casos confirmados – os cinco recentes da mesma família, notificados hoje. Rosário do Sul mantém os quatro da semana anterior. Em São Gabriel, o número de casos confirmados de Covid-19 cresceu expressivamente para 169 com sete mortes – três a mais do que na última semana, permanecendo como o município da Fronteira-Oeste com o maior número de casos e óbitos notificados.

Ainda de acordo com Heili, em Santa Margarida do Sul, houve um  caso posteriormente descartado. Já em Manoel Viana dois casos positivos e um óbito a ser confirmado, enquanto em Barra do Quaraí e Maçambará não houve notificação. No plano estadual do distanciamento controlado, a região passou no final de semana à bandeira vermelha suscitando descontentamento em parte dos prefeitos da região. Na cidade de São Borja, mesmo estando na fronteira, mas não pertencente a 10ª CRS estando ligada a 12ª CRS de Santo Ângelo, são 21 casos positivos para Covid-19 sendo um hospitalizado.

Em toda a região, estão ocupados 80% dos leitos de UTI-Covid dos 65 existentes. Outros oito de Uruguaiana estima-se que serão somados no quadro regional passando para 73. Heili reitera o apelo para que a população mantenha o distanciamento social e, sendo possível, ficar em casa a maior parte do tempo. “A prevenção é o único caminho à disposição, até então”, concluiu.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.