Ijuí/RS - Quarta-feira, 23 de Junho de 2021
Manchetes
Ação integrada da Receita Estadual e PGE em Passo Fundo gera ingresso de R$ 58 milhões aos cofres públicos
Prisão de foragido por furto qualificado em residência em Ijuí
Coronel Barros faz terceira doação do ano ao HCI
Operação Alquimia é deflagrada em Ijuí contra organização criminosa que atua na falsificação, transporte e comercialização de agrotóxico
Boletim epidemiológico divulga mais dois óbitos em Ijuí
Comando da BM participou de Sessão da Câmara de Ijuí esclarecendo episódio ocorrido no início do mês
Problemas de iluminação pública seguem em Ijuí após administração municipal adquirir reatores e lâmpadas, mas produto que chegou era recondicionado
Aumenta em Ijuí e região o número de golpes de empréstimos consignados
Ao falar dos 86 do HCI, presidente da instituição afirma que situação do hospital está evoluindo com realização de auditorias
Maioria dos óbitos em Ijuí em junho está na faixa dos 50 aos 67 anos
Ijuí-RS
O tempo agora
29 de abril de 2021

Escolas da Rede Estadual estão organizadas para a volta, diz Coordenadora da 36ª Regional de Educação

A volta às aulas na rede estadual está organizada, disse na Repórter a Coordenadora da 36ª Regional de Educação. Eveline Eberle confirmou o início das aulas presenciais de forma escalonada amanhã, sexta-feira, para os 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental.

No dia 4, retornam os 3º 4º 5º anos e o 1º do Ensino Médio. Dia 5, retornam o 6º, 7º e 8º e 9º ano, e as turmas de educação de jovens e adultos(EJA) do Ensino Fundamental. Dia 6, voltam o 2º e 3º anos do Ensino Médio e os alunos de EJA do Ensino Médio e os matriculados em cursos técnicos de Educação Profissional.

A regional tem autonomia para definir o dia da volta e recebeu a aprovação pelo Estado do seu calendário elaborado previamente e de forma conjunta, destacou Eveline. As escolas estão preparadas com EPIs para receber os alunos, com os planos de contingência elaborados com atenção aos detalhes, para garantir com segurança de todos.

Nesse momento de retomada, ainda no sistema híbrido. Uma parte retorna agora e a outra metade da turma uma semana depois, explicou a coordenadora. Eveline Eberle elogiou o empenho e decisão de todos os profissionais que atuam nas escolas da rede estadual, dizendo que coordenadoria é referência no estado a partir do que foi desenvolvido. “ Professores se desafiaram a dar aulas virtuais”, disse ela.

Lamentou as perdas de colegas, que faleceram em decorrência da Covid 19. “Perdemos colegas professores e funcionários”, lembrou a Coordenadora, enfatizando a importância da vacina como uma solução e sonho nesse momento.

Questionada sobre a segurança no retorno agora, Eveline Eberle comparou, frisando que “a escola é hoje um espaço mais seguro que outros onde circulamos”, a partir dos cuidados adotados e ambientes ventilados.

Abordou ainda um ponto que considera fundamental nessa retomada, que é a volta para os alunos carentes. “Para um número significativo, a refeição mais forte do dia é feita na escola”, salientou a coordenadora, definindo a escola como um “cinturão social”.

Observou que muitas crianças são “salvas” de agressões sofridas em casa exatamente pelo envolvimento, empenho e responsabilidade com que as equipes diretivas assumem suas funções. “Isso tudo está fazendo muita falta”, lamentou a representante da Regional de Educação, ao concluir que “muitas crianças estão penando e padecendo sem o olhar do escola”.

Falando não somente como coordenadora, mas também como mãe, Eveline entende que “chegou a hora de voltarmos. Vamos nos cuidar, tomar todas as precauções e assim, acredito que não teremos problemas”.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019