Ijuí/RS - Domingo, 09 de Agosto de 2020
11 de julho de 2020

Em 80 dias, Centro de Triagem realizou mais de 2 mil atendimentos

Desde o dia 20 de abril, o município de Ijuí conta com o suporte do Centro de Triagem (CT), junto ao Ginásio Municipal Wilson Mânica. O local é uma iniciativa do Poder Executivo que integra o programa municipal de prevenção ao coronavírus, que visa o atendimento exclusivo de pacientes que apresentam sintomas de síndrome gripal.

 

Conforme a enfermeira do Centro de Triagem, Fernanda de Moraes, em 80 dias foram realizados 2.037 atendimentos. No mês de julho, foram 433 entre consultas e aplicações de testes rápido, com uma média diária de 40 a 50 pacientes, sendo destes, de 30 a 35 pacientes suspeitos da Covid-19, em média.

 

A partir do dia 5 de junho, de acordo com a última nota técnica vigente da Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande do Sul, todos os pacientes suspeitos da Covid-19 realizam o teste rápido. “Vale salientar que o teste rápido só é feito após o décimo dia dos sintomas, pois o teste detecta os anticorpos que o indivíduo desenvolve a partir do contato com o vírus. E segundo estudos, esses anticorpos só aparecem no sétimo dia e por isso temos essa garantia de realizar após dez dias”, ressalta a enfermeira.

 

O Centro de Triagem funciona todos os dias das 7h às 18h30, sem fechar ao meio dia, e possui com uma equipe profissional composta de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e recepcionistas. A estrutura contém 24 salas equipadas e prontos para receber possíveis pacientes infectados.

 

Fonte: Rádio Repórter - Prefeitura Municipal de Ijuí
voltar
© Copyright 2019