Ijuí/RS - Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022
Manchetes
Preço do Diesel cai 4% nas distribuidoras a partir desta sexta-feira
Redução das alíquotas de ICMS vai gerar rombo de R$ 7,7 milhões no caixa municipal
Números mostram que mulheres tem denunciado mais crimes de violência na DEAM de Ijuí
Prefeito em exercício vistoria obras em Coronel Barros
Rádio Repórter é a emissora mais ouvida - aponta pesquisa da Pódium
PREVIJUI está realizando prova de vida para servidores aposentados
Baile da Prenda Jovem ocorre neste sábado no CTG Clube Farroupilha
Lançado o programa Protagonismo Juvenil em Ijuí
Lâmpadas de LED começam a ser instaladas em Ijuí
Preso homem suspeito de tentar matar a companheira a facadas em Ijuí
Ijuí-RS
O tempo agora
29 de junho de 2022

Educação, prevenção e Inclusão. Proerd encerra ciclo de palestras na Apae de Ijuí

Fotos: Proerd – 29 BPM

23 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(Apae) de Ijuí participaram nesta semana do ato de encerramento do 1º ciclo de palestras do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, realizado na quarta-feira(28) em dependências da instituição de assistência.

Conforme a instrutora e mentora do Proerd, soldado Cristina Ferreira, durante o ato de encerramento também ocorreu a entrega dos certificados de participação no ciclo de palestras para os alunos. Ela disse que foram realizados cinco encontros  junto a Apae a partir de um ideia que surgiu ainda em 2020 quando a direção da escola, no mês de março, procurou a Brigada Militar para solicitar a realização da capacitação para os alunos, no entanto, há época, em função da pandemia não houve a possibilidade de realização dos encontros. “Agora tudo deu certo e conseguimos realizar as palestras”, lembrou.

A mentora do Proerd explicou que os encontros tiveram de ser adaptados direcionando para a realidade e singularidade dos alunos da Apae orientando os educandos sobre o combate e a prevenção às drogas e a violência. “Eles receberam muito bem o projeto, são muito inteligentes e fantásticos. Ficaram muito felizes em aprender a tomar decisões seguras e responsáveis fazendo a escolha certa, o caminho do bem, ficando longe das drogas”, disse a soldado Cristina.

Na ocasião, a Patrulha Escolar e a Força Tática do 29°BPM também participaram do encontro, onde realizaram uma roda de conversa explicando sobre a profissão do policial militar, respondendo curiosidades e orientando os jovens para ficarem longe do caminho das drogas e da violência. Na última semana, uma unidade do Corpo de Bombeiros também esteve na Apae, a convite da mentora do Proerd, para que pudessem conhecer um pouco mais sobre o trabalho da corporação.

“Essa ideia de levar o Proerd adaptado, por meio do ciclo de palestras para os alunos da Apae também é uma forma de inclusão, uma vez que estes alunos estão vulneráveis aos riscos da oferta de drogas licitas ou ilícitas”, disse ao lembrar que no início do ciclo também é trabalhado com os alunos os efeitos nocivos do álcool, do cigarro para o corpo humano, sendo está a porta de entrada para outras drogas ilícitas. As apresentações ao longo dos cinco encontros que também abordaram os temas Bulling e violência escolar, contaram com explanação dos instrutores com o uso da tecnologia, por meio de videos e slides para facilitar a compreensão dos alunos.

Os encontros foram acompanhados pelas professoras Raquel e Vanessa e também pelo Psicologo Fernando. “Foi um desafio para nós que trabalhamos com a orientação, educação e prevenção, mas é muito gratificante ver o sorriso no rosto e receber o carinho deles. No segundo semestre vamos ter o 2º ciclo de palestras realizado na Apae. É a Brigada Militar, por meio do Proerd, trabalhando para ver nossas crianças longe das drogas e escolhendo o caminho do bem”, finalizou a soldado Cristina.

 

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019