O Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (CISA) é constituído por 46 municípios da região e presta serviços de consultas, exames especializados, compra e distribuição de medicamentos aos municípios consorciados através de pregão eletrônico.
Elisabete Rolim, é diretora executiva do CISA e destacou as atividades que estão sendo realizadas pelo consórcio em parceria com os municípios. Disse que a cada dia há solicitações de municípios querendo aderir ao consórcio, ao trabalho que vem sendo realizado.
A Unijuí é parceira do CISA na realização de exames de Covid e também da Dengue, além de oferecer todos os tipos de exames virais e exames toxicológicos. No que diz respeito a compra de medicamentos Elisabete destacou que apesar de haver alta no preço
Quanto a contratos temporários, Elisabete informou que a questão está sendo estudada, trabalhando junto com o Tribunal de Contas pois estão analisando e verificando o trabalho no sentido de que os municípios contratem primeiro o que há em concurso público, seleção pública e por último a contratação do profissional junto ao Cisa através de contrato temporário. Os valores pagos a esses profissionais são por hora e também por atendimento, sendo que o município repassa o valor para o consórcio e este faz o pagamento ao prestador de serviço.
A diretora executiva salientou que o Cisa contrata apenas através de uma empresa terceirizada e que esse sistema de contratação já é adotado pela maioria dos municípios da região, porém afirmou na entrevista que as contratações se dão apenas para a função de médico. Destacou ainda que possíveis inconsistências na contratação de trabalhadores em outros cargos estão sendo verificadas, tendo em vista orientações do TCE e que se erros estiverem ocorrendo, estes serão corrigidos em até 90 dias.
Fonte: Grupo Repórter voltar