A primeira noite de cumprimento do novo decreto estadual passa a ser obedecido em Ijuí, com ações organizadas pelo setor de fiscalização do município e órgãos de segurança.
“É um momento delicado, com elevado número de casos suspeitos e confirmados”, comentou o Coordenador da Vigilância em Saúde. Ortiz Schröer Júnior chamou a atenção para as alterações nas regras, mas que segundo ele, não são novidade, pois Ijuí já esteve em outro período em bandeira vermelha.
Citou o caso de igrejas, com possibilidade de abertura até às 20 horas, com limite de 30 pessoas ou 20 % da capacidade, obedecendo distanciamento de 1,5 metros entre os presentes. Já quadras esportivas estão com atividades proibidas.
Schröer também comentou a respeito das academias, com lotação de 25%, regra que já “é do conhecimento dos proprietários”.
O Coordenador reuniu-se com proprietários e assessores jurídicos de supermercados, que também fecham as portas às 20 horas,a partir de hoje. Alertou para a organização dos estabelecimentos para evitar formação de filas e aglomeração. Ainda no caso específico de supermercados, caso houver público no interior do estabelecimento às 20 horas, o cliente poderá concluir as compras até às 21 horas, ganhando uma hora de tolerância.
O Coordenador frisou que a fiscalização com ações planejadas irá“ocorrer, com certeza, e cada um deve fazer o seu papel”.
Fonte: Rádio Repórter voltar