Comerciários que atuam em Ijuí e nos 28 municípios da região de abrangência do Sindilojas Noroeste terão reajustes nos salário de 10,08% conforme acordado em convenção coletiva da categoria.
Informação do vice diretor do conselho de relações de trabalho do sindicato lojista, Valmir Elton Seifert é de que o percentual será pago de forma retroativa a março, com primeira parcela sendo depositada em maio e a segunda em setembro.
Chico Seifert disse no Repórter na Tarde que o diálogo entre o presidente Juarez Neme da Costa do Sindilojas e Ari Bauer dos comerciários buscou atender o anseio das duas partes, tendo em vista dificuldades que vem sendo enfrentadas nos último anos devido à pandemia nos diversos segmentos do comércio.
A partir da definição do percentual, os trabalhadores do comércio em geral passam a ter um piso salarial de R$ 1.592,00. Já oficce Boys, empacotadores R$ 1.520,00 e o menor aprendiz receberá o valor de um salário minimo proporcional às horas de trabalho.
Na reunião entre as entidades sindicais não se falou em horários do comércio para o período de Páscoa, mas conforme Seifert já houve o início das negociações para definir o formato dos horário a serem observados no período de Natal.
” Foi um acordo onde se pensou nas necessidades dos dois lados tendo em vista dificuldades enfrentadas nos últimos anos e acreditamos que o resultado final ficou dentro da expectativa “, disse Chico.
O empresário também discorreu sobre perspectivas para o comércio e disse que os efeitos da estiagem passarão a ser sentidos a partir de junho, quando , segundo ele, haverá pouca circulação de dinheiro , devido a crise do setor rural.
” Será necessário o Sindilojas capitanear campanhas de incentivo ao consumo, mobilizando Lojistas de sua região de atuação para a movimentação do comércio e manutenção da economia aquecida; e neste sentido as tratativas também já começaram”, afirmou.
Fonte: Rádio Repórter voltar