Tarifas de energia elétrica mais caras a partir de hoje em Ijuí por conta do reajuste promovido anualmente pela Aneel. No entanto, conforme o diretor do Demei, deste indice de 6, 11%, o faturamento da autarquia é infimo, o município fica com 0,17%, o restante são impostos e a parte da Usina de Itaipu que vende energia em dólar, por se tratar se empresa Binacional.
Rubem Härter disse que não esperava um reajuste nestas proporções, ressaltando que os impostos no Rio Grande do Sul, são mais os mais elevados do país, citando o ICMS que é responsável por 30% do peso na conta de energia, por isso a luz não é um bem barato no Estado.
Alertou os consumidores que estão acumulando contas de energia em virtude da pandemia, para que procurem pagá-las, pois a inadimplência pode levar o Demei a realizar a cobrança judicialmente. Lembrou que o consumidor residencial está protegido, enquanto os demais podem ter o fornecimento de energia interrompido por falta de pagamento.
O presidente falou ainda da normalização da leitura junto às residências, atividade que estava parcialmente prejudicada, levando o Demei a fazer o cálculo pela média de consumo dos últimos 12 meses.
Por fim, Rubem Härter apelou às pessoas que saibam de alguma ligação clandestina de energia, popular gato, para que denunciem ao Demei, com a garantia de sigilo absoluto, disse.
Fonte: Rádio Repórter voltar