O concurso público de 2020 será prorrogado ao final deste ano de 2022 por mais dois anos, disse nesta sexta-feira(22), em entrevista ao Fatorama a secretária de administração Márcia Cavalheiro. A gestora da pasta da Administração destacou que a medida visa gerar economia aos cofres municipais, que não precisará fazer novo concurso para cargos que ja tenham candidatos aprovados em 2020.
Márcia Cavalheiro aproveitou a entrevista para anunciar que a Administração está trabalhando para a estruturação ate o final do ano de um novo concurso público por que há áreas com deficiência de recursos humanos devido a exonerações e aposentadorias, citando como exemplo, o setor de trânsito no cargo de agente de trânsito.
Lembrou que do concurso de 2020 os dados são interessantes. Dos 49 cargos ofertados, com 91 vagas, 84% dos candidatos aprovados já foram chamados. Destacou ainda que em 2021 foram 53 nomeações e em 2022 outras 69, totalizando 122 novos concursados nomeados.
Ela explicou que, por vezes, o número de nomeados é maior que o número de vagas existentes, por que isso não leva em conta uma sequência lógica de chamamento, mas sim a necessidade do poder público, devido a situações administrativas do dia a dia. Segundo ela, ainda faltam 9 cargos para serem chamados nos niveis superior e médio, dentre os quais, três médicos.
Em relação a contratos temporários, lembrou que na área da educação foram criadas 158 vagas, não que fossem ocupadas, mas para que quando houvesse a necessidade de chamar já ter as vagas criadas. “Das 158 vagas criadas , 87 chamamentos ocorreram equivalendo a 55% dos cargos criados”, disse.
“Nós estamos trabalhando administrativamente de forma a atender as necessidades da população, bem como, tendo o cuidado com os recursos ppúbicos. Há a intenção de nomeações, mas tudo passa pela situação do orçamento, tendo em vista a necessidade de manter o equilíbrio financeiro do municipio”, sublinhou.
Fonte: Rádio Repórter voltar