Ijuí/RS - Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021
Manchetes
Aumenta número de pedidos de Proagro junto a Emater municipal
Gerente regional anuncia liberação de espaços externos do Sesc à comunidade
Veículo furtado em Santa Rosa é recuperado pela PRE
Secretário de Governança do Estado conclama eleitores da região a participar da Consulta Popular
"Aqui me sinto bem", diz Márcio Goiano sobre retorno ao São Luiz
Natal na Unijuí acontece neste domingo
14º Salário para segurados do INSS vai para a CCJ da Câmara dos Deputados
Executivo buscará junto a ACI, doação da marca Expo Ijuí Fenadi
Projeto de padronização da Avenida 21 de Abril prevê retirada dos canteiros centrais
Com ou sem recursos da LIC, cidade estará iluminada dia 12, diz prefeito
Ijuí-RS
O tempo agora
20 de abril de 2020

Como usar, confeccionar e que cuidados tomar com máscaras caseiras

Oito perguntas sobre as máscaras caseiras

 

Quando a máscara caseira deve ser usada?
Use a máscara quando for inevitável sair de casa – mas lembre-se de que a recomendação segue sendo de isolamento social. Pessoas com sintomas de coronavírus não devem sair de casa, nem com, nem sem a máscara.

 

Por que não devo usar máscara cirúrgica?
Porque há escassez desse produto no mundo inteiro, e esse tipo de máscara deve ser deixado para os profissionais da saúde, que não podem trabalhar sem elas.

 

Para que serve a máscara caseira?
A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem.

 

Mesmo com a máscara, é preciso ter outros cuidados?
Mesmo usando a máscara, a pessoa precisa seguir à risca às medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70%. Também lembre-se que não deve ficar tocando a parte da frente da máscara para não contaminar sua mão com gotículas e espalhar o vírus.

 

Quais tecidos podem ser usados na confecção da máscara?
As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, cotton ou outros tecidos, segundo o Ministério da Saúde. Segundo o órgão, serve qualquer pedaço de tecido: vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina. Mas é preciso ter ao menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.

 

Como higienizar a máscara?
A máscara pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 20 minutos. Deixe secar ao sol, de preferência.

 

Durante quanto tempo posso usá-la?
Ela pode ser usada por cerca de duas horas. Depois disso, é preciso trocar. Se ficar úmida, também é necessário trocá-la. Saia de casa com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar substituir.

 

Posso emprestar minha máscara a alguém?
Não. A máscara precisa ser individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem mesmo com pessoas que moram com você. Cada um em casa precisa ter suas próprias máscaras.

 

*Informações: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Infectologia e cirurgiã-geral Maria Fernanda Detanico, conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers)

Fonte: Rádio Repórter - GZH
voltar
© Copyright 2019