Ijuí/RS - Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
Manchetes
Trabalho prisional na Modulada é case de sucesso a ser implantado em outras casas prisionais gaúchas
Assinado o contrato para obra de pavimentação asfáltica em Coronel Barros
Cronograma de imunização contra a Covid segue na Estação Cultura
“Não podemos encerrar essa linda história que a Expo Ijuí Fenadi tem”, diz presidente da UETI
Quase metade das escolas estaduais da região não tem candidatos a diretor. Eleição ocorre a partir de amanhã
Bazar Solidário do Bom Pastor arrecadou quase R$ 50 mil
Pelo menos 2 mil estudantes das redes Estadual e Municipal estão realizando a prova do Saeb
Defesa das universidades comunitárias será bandeira de Busnello a partir de hoje na Câmara
Ômicrom no Brasil? Brasileiro vindo da África, testa positivo para Coronavirus
Brigada prende 2 por furto de veículo em Catuípe
Ijuí-RS
O tempo agora
20 de outubro de 2021

Colheita do Trigo gaúcho é aberta oficialmente

Com boas perspectivas de produtividade, Cruz Alta sediou na manhã desta segunda-feira, 18, a Abertura Oficial da Colheita do Trigo no RS. O evento que, também integra as comemorações dos 200 anos do município, desta vez, foi realizado na Fazenda Santa Terezinha, da Sementes Aurora. A solenidade contou com a presença da Secretária Estadual de Agricultura, Silvana Covatti, Senador, Lasier Martins; Deputado Federal, Pedro Westphalen; Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; Deputado Federal, Bibo Nunes e Presidente da Câmara Setorial do Trigo, Hamilton Jardim.

A Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, lembrou que o evento, comemorativo ao aniversário de Cruz Alta, enaltece a riqueza natural do município. “Somos o município com a maior irrigada do Rio Grande do Sul, e o trigo, não é só mais um cereal, mas, sim, ele é o que faz o principal alimento do nosso mundo hoje: o pão. Agradeço a todos que prestigiam este evento, entre produtores, empresários, entidades civis e militares. É aqui que muita tecnologia tem sido feita e levada por todos os lados. Respeitamos do pequeno ao grande profissional ligado a esta área”.

Segundo Silvana Covatti, Secretária de Agricultura, a cultura do trigo é tradicionalmente a mais semeada no RS, e neste ano devemos ter a maior produção desde 1977. “É uma responsabilidade imensa estar representando o nosso Governador Eduardo Leite, um homem sensível a produção do estado.  Cerca de 40% do PIB do RS provém do agronegócio e nós queremos ser grandes promotores de políticas públicas, tornando o nosso estado um grande produtor”.

Mauro de Bortoli, da Sementes Aurora, manifestou a sua felicidade e orgulho em estar recebendo este grande evento. “O trigo faz parte de nossa história desde o final da década de 60, sendo extremamente importante para nós”.

Neste ano, a Abertura da Colheita trouxe mais uma inovação, com a apresentação de uma das maiores evoluções tecnológicas do setor agrícola, a Flexer XS 62 pés, da GTS, que é comprovadamente a maior plataforma de corte do mundo, capaz de colher em condições normais de operação até 120 hectares por dia, o que representa mais de 500 toneladas de grãos em um único dia de trabalho.

Em Cruz Alta, existem 23 mil hectares cultivados com o grão, o que representa um aumento de cerca de 30% em relação a área plantada no ano anterior. De acordo com a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Larissa dos Reis, as condições climáticas, até agora, têm sido favoráveis à cultura do trigo no município. A expectativa é que sejam colhidos três mil quilos por hectare.

A colheita de trigo no Rio Grande do Sul, segundo maior produtor do cereal no Brasil, deve alcançar 3,59 milhões de toneladas em 2021, conforme estimativas da Emater-RS ao elevar sua projeção ante os 2,89 milhões estimados em junho.

Fonte: Cruzalta.atende.net/Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019