Ijuí/RS - Segunda-feira, 19 de Abril de 2021
Manchetes
Secretaria da Saúde vacina quarta e quinta-feira público de 60 e 61 anos
Covid-19: região confirma mais 158 novos casos e 9 óbitos
HCI recebe equipamento doado pelo CISA
VI Jornada Regional Autismo está com inscrições abertas
Desenvolvimento Social entrega mil cestas básicas nos primeiros 3 meses de governo
HCI tem 35 pacientes internados covid-19
Coral Unijuí recebe equipamentos conquistados com recursos da Lei Aldir Blanc
Unilab da Unijuí realiza novo teste para detecção de anticorpos contra a covid-19
Campanha Vacina Solidária arrecada 300 kg de alimentos para o Mesa Brasil Sesc de Ijuí
Beneficiários do Bolsa Família com final de NIS 2 recebem a 1ª parcela do Auxílio Emergencial 2021 nesta segunda-feira (19/04)
Ijuí-RS
O tempo agora
6 de fevereiro de 2021

Cisa vai propor aos municípios da região o recebimento e a transformação de lixo em energia em usina de Panambi

Um projeto idealizado pelo ex-prefeito de Panambi, Miguel Schmitt-Prym, a usina geradora de energia elétrica a partir de resíduos orgânicos, está saindo do papel no município, e, deverá ter adesão de municípios da região. A informação é do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde(CISA), prefeito de Condor, Valmir Land. Ele adiantou que já foram obtidas todas as licenças necessárias para o recolhimento e produção de energia e agora o projeto está na segunda fase, que é a da construção do empreendimento.

 

Valmir Land vai levar aos 43 prefeitos de municípios que integram o consórcio, o que está chamando de novidade, que é ampliação da prestação de serviços do CISA através da oferta do recebimento dos resíduos orgânicos -que hoje vão para lixões ou aterros na região-, e transformação em energia renovável. A proposta deverá ser apresentada já na próxima semana, em um encontro presencial dos prefeitos na sede da entidade.

 

O presidente do CISA disse que a iniciativa resolve um dos gargalos das administrações municipais que é 0 alto custo da destinação dos resíduos que tem que ser transportados para aterros, como o de Giruá. Pela proposta os municípios não teriam nenhum custo, somente o do recolhimento e do transporte  até Panambi.

 

Na reunião, o prefeito deverá propor também a realização de um encontro mensal entre os prefeitos do consórcio além de tratar da ampliação dos serviços prestados, como exames e o acesso a equipamentos de ponta disponibilizados pelo CISA para diagnósticos de saúde e da ampliação do cadastramento de médicos especialistas para oferta de consultas aos municípios.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019