Ijuí/RS - Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
Manchetes
Digitalização de 2 milhões de processos será concluída até início de 2022, diz Presidente do Conselho de Comunicações do TJ-RS
Caminhão com placas de Ijuí tomba em Santiago
Aumentou movimento de microempreendedores junto a Sala do Emprendedor
Famurs faz encontro com prefeitos e diz que nenhum município será extinto
SMS espera intenso movimento de jovens para vacinar contra a Covid-19
Coronel Barros suspende temporariamente aplicação da vacina AstraZeneca
Câmara de Vereadores terá sessão ordinária na terça-feira
HCI implanta núcleo de ensino e pesquisa clínica
BM prende no centro homem foragido da justiça
Presidente do São Luiz avalia primeiro ano de mandato e diz que objetivo “é deixar o Clube nos trilhos”
Ijuí-RS
O tempo agora
6 de fevereiro de 2021

Cisa vai propor aos municípios da região o recebimento e a transformação de lixo em energia em usina de Panambi

Um projeto idealizado pelo ex-prefeito de Panambi, Miguel Schmitt-Prym, a usina geradora de energia elétrica a partir de resíduos orgânicos, está saindo do papel no município, e, deverá ter adesão de municípios da região. A informação é do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde(CISA), prefeito de Condor, Valmir Land. Ele adiantou que já foram obtidas todas as licenças necessárias para o recolhimento e produção de energia e agora o projeto está na segunda fase, que é a da construção do empreendimento.

 

Valmir Land vai levar aos 43 prefeitos de municípios que integram o consórcio, o que está chamando de novidade, que é ampliação da prestação de serviços do CISA através da oferta do recebimento dos resíduos orgânicos -que hoje vão para lixões ou aterros na região-, e transformação em energia renovável. A proposta deverá ser apresentada já na próxima semana, em um encontro presencial dos prefeitos na sede da entidade.

 

O presidente do CISA disse que a iniciativa resolve um dos gargalos das administrações municipais que é 0 alto custo da destinação dos resíduos que tem que ser transportados para aterros, como o de Giruá. Pela proposta os municípios não teriam nenhum custo, somente o do recolhimento e do transporte  até Panambi.

 

Na reunião, o prefeito deverá propor também a realização de um encontro mensal entre os prefeitos do consórcio além de tratar da ampliação dos serviços prestados, como exames e o acesso a equipamentos de ponta disponibilizados pelo CISA para diagnósticos de saúde e da ampliação do cadastramento de médicos especialistas para oferta de consultas aos municípios.

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019