Ijuí/RS - Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
Manchetes
Trabalho prisional na Modulada é case de sucesso a ser implantado em outras casas prisionais gaúchas
Assinado o contrato para obra de pavimentação asfáltica em Coronel Barros
Cronograma de imunização contra a Covid segue na Estação Cultura
“Não podemos encerrar essa linda história que a Expo Ijuí Fenadi tem”, diz presidente da UETI
Quase metade das escolas estaduais da região não tem candidatos a diretor. Eleição ocorre a partir de amanhã
Bazar Solidário do Bom Pastor arrecadou quase R$ 50 mil
Pelo menos 2 mil estudantes das redes Estadual e Municipal estão realizando a prova do Saeb
Defesa das universidades comunitárias será bandeira de Busnello a partir de hoje na Câmara
Ômicrom no Brasil? Brasileiro vindo da África, testa positivo para Coronavirus
Brigada prende 2 por furto de veículo em Catuípe
Ijuí-RS
O tempo agora
1 de outubro de 2021

Campus da Unijui reabre para circulação do público neste final de semana

Passados 18 meses de convivência com a pandemia de Coronavírus, no mês de setembro a Unijui retomou as aulas presenciais e neste final de semana estará abrindo o campus da universidade para a circulação do público. “Vamos tirar cancelas e fitas que separavam os espaços do contato público para que a comunidade possa voltar a desfrutar do campus”, disse no programa Fatorama a reitora da instituição Kátia Nering.

De acordo com ela, essa retomada aos poucos possibilitará atividades em parceria como a que está prevista para ocorrer com a exibição de um filme numa parceria entre a Unijui, Sesc e a prefeitura de Ijuí no Drive In previsto para ocorrer no entardecer do domingo, por meio do projeto “Cinema Ijuí”.

Leia: https://www.gruporeporter.com.br/sesc-ijui-e-parceiros-vao-exibir-filmes-na-cidade-e-interior/

A professora disse ver com alegria essa retomada de um novo normal que talvez signifique falar da aprendizagem dos quase 19 meses onde a universidade se manteve trabalhando, mas de modo completamente diferente.

A universidade não parou e nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura tiveram grande avanço, além das relações com a comunidade que foram muito maiores. Considerando as necessidades de manutenção da saúde e da vida das pessoas, isso reforçou muito mais o nosso caráter de uma universidade comunitária”, avaliou

A educadora destacou que atualmente alguns alunos e professores ainda tem aulas on-line por conta da rigidez dos protocolos. Por outro lado, essas mesmas exigências trouxeram aprendizagem para condições de manutenção da vida que resultaram no retorno efetivo dos acadêmicos para dentro da sala de aula. “Estudantes on-line e presencial, talvez seja mesmo o novo normal que demandará a necessidade de reposicionamento enquanto instituição”, disse

A reitora pontua que os quase dois anos de aprendizagem on-line também trouxeram deficiências e que a partir de agora, juntamente com os coordenadores demandará o entendimento sobre como o estudante da Unijui aprende e quais são as deficiências encontradas.

Kátia Nering destaca que está sendo muito bom ver os jovens voltando á instituição e os professores reencontrando seus alunos. “Se temos uma razão de existir é pela formação destes acadêmicos”, ressalta, lembrando que o abandono, o vazio e o silêncio no Campus trouxe muitas frustrações.

“Temos responsabilidade e estamos tratando com cuidado os pedidos de ajuda que ainda estamos recebendo de toda a comunidade acadêmica”, frisou.

Novos projetos

A reitora também falou sobre novos projetos, dentre eles, a reabertura do Campus para atividades aos finais de semana, á exemplo do que ocorre no domingo, além da discussão sobre a organização do Domingo no Campus e as atividades do Profissional do Futuro.

A universidade também confirmou inscrições para o vestibular de verão entre os dias 11 e 29 de outubro com provas on-line e redação e também as inscrições para o vestibular de medicina no período de 1º de outubro e 5 de dezembro com prova presencial a ser realizada no segundo final de semana de dezembro.

Ouça a entrevista da Reitora Kátia Nering no Fatorama:

Fonte: Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019