Ijuí/RS - Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
Manchetes
Estado atinge número de 60 mortes por dengue
Busnello apresenta ante projeto que prevê parcelamento de dívidas dos usuários do Demei
Leoveral de Oliveira é reconduzido à presidência da Associação dos Aposentados de Ijuí
Finais do Futsal Municipal terão transmissão da Rádio Repórter
Conclusão de obras da Corsan possibilita asfaltamento de trecho da rua Jorge Leopoldo Weber
Mais de duas toneladas de alimentos impróprios para consumo são apreendidas em operação em Ijuí
Associação Cultural Canto de Luz define nova diretoria
Sindilojas realiza workshop sobre a Lei de Proteção de Dados
Educação, prevenção e Inclusão. Proerd encerra ciclo de palestras na Apae de Ijuí
Homem acusado de furto mão grande e que estava foragido é preso pela BM
Ijuí-RS
O tempo agora
14 de junho de 2022

BM participa de exercício simulado do Plano de Defesa da Cidade em Santo Ângelo

Na madrugada desta terça-feira (14), foi realizado na cidade de Santo Ângelo a 3° edição do exercício simulado de assalto à banco, do Plano de Defesa da Cidade. O exercício visa a integração de forças e a esquematização na prevenção de ataques ordenados, essa realização é mais um projeto da Brigada Militar contra o crime organizado.

A ação ocorreu no centro, utilizando como alvo três pontos da cidade; a agencia do Banco do Brasil, a empresa prosegur e a sede do 7° Regimento de Polícia Montada (7° RPMon), foram ordenados diversos pontos de encontro e desenvolvimento da atividade. O evento contou com o apoio e participação do Corpo do Bombeiros Militar (CBM), da Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Uruguaia, integrantes da Fiscalização de Trânsito, SAMU, além de policias militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM) e do efetivo do CPRO Missões.

A simulação coloca em prática o plano tático de reação a ataques como os recentemente registrados em Criciúma (SC) e Guarapuava (PR), para estabelecer com mais clareza qual o papel de cada agente numa eventual operação de repressão a criminosos que empreendam um ataque de tomada de cidade. Treinamento semelhante foi realizado no final de abril em Caxias do Sul, na Serra. Anteriormente, já haviam sido feitos exercícios do tipo em Campestre da Serra e Novo Hamburgo.

O modelo de crime mais conhecido como novo cangaço teve ocorrências praticamente erradicadas no Rio Grande do Sul, a partir das ações da Operação Angico, da BM, e do planejamento estabelecido pelo Programa RS Seguro. Os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na semana passada mostram redução de 40% nos ataques a banco em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e de 48,1% quando analisado o acumulado nos primeiros cincos meses do ano frente igual período de 2021.

Finalizado sem intercorrências, o exercício é considerado um sucesso já na sua terceira edição, na fala do subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, considera que a atividade tem o objetivo de capacitar a tropa e fazer uma reação qualificada e enfrentar com qualidade esse evento crítico.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Rádio Repórter
voltar
© Copyright 2019